“Clínica de Fisioterapia: administração X atendimento – use bem o seu tempo” é o 7º passo da série de artigos “Os 12 passos para empreender na Fisioterapia”, de autoria de Antônio Carlos Fernandes.
*Artigo atualizado em maio de 2022.
7º Passo – Clínica de Fisioterapia: administração X atendimento – use bem o seu tempo
O tempo é uma das principais matérias-primas do prestador de serviços e sabemos que você também o “vende” aos seus clientes.
Entretanto, a maioria dos profissionais da saúde se dedica a atender e acaba se esquecendo da administração do consultório.
Que tal dedicar duas ou três horas por semana à sua clínica, cuidando de seus números e marketing pessoal?
Administração da clínica de fisioterapia: tarefas que não devem ser delegadas
Veja, por exemplo, o que você pode fazer por sua clínica entre seus atendimentos e não pode delegar para ninguém:
1. Construção de relacionamento
É muito importante construir e melhorar relacionamento com:
- médicos e outros profissionais da saúde que lhe indicam clientes;
- colegas de profissão para discussão de casos;
- fornecedores de insumos e aparelhos para o consultório;
- o gerente do seu banco, para melhorar seu score de crédito e obter linhas especiais para investimento e crescimento do seu negócio;
- clientes formadores de opinião, pois são grandes influenciadores.
Essas atitudes contribuem para construir uma rede de relacionamento (networking), que pode ser melhorada com uma visita pessoal ou um simples agradecimento, por telefone, por uma indicação recebida.
2. Cuidar do livro-caixa
É fundamental saber como anda seu financeiro. Você já sabe que não deve misturar a receita do consultório com seu pró-labore, não é mesmo? Lembre-se de que essa é a principal razão pela qual a maioria das empresas quebra.
Não se esqueça ainda de programar pagamentos, cobrar atrasos e avaliar os resultados.
3. Atualizar-se
É crucial para sua clínica estar atento às programações científicas dos congressos de sua especialidade; buscar artigos e publicações da área e, até mesmo, estudar outros idiomas.
Cidades nas quais existem empresas multinacionais que, por exemplo, possuem em seus quadros de colaboradores muitos executivos de seu país de origem também precisam de fisioterapia e podem necessitar de seu atendimento.
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4. Surpreender e encantar clientes
A sugestão é fazer uma ligação telefônica para o cliente que abandonou o tratamento, ou para aquele que precisa de um acompanhamento específico, além, é claro, para aquele que pode indicar seus serviços.
Você é capaz de identificá-lo. Não pense no dinheiro, ligue para ouvi-lo.
5. Marketing pessoal e da clínica
- Enviar um e-mail aos seus clientes no aniversário ou datas comemorativas ajuda muito e você será lembrado.
- WhatsApp e SMS auxiliam o cliente a se lembrar da próxima consulta. Que tal enviar uma mensagem elegante informando que está esperando-o na data agendada?
- Colar em seu quadro de avisos uma notícia legal que tenha a ver com sua especialidade ou uma mensagem motivacional também é uma dica. Você pode encontrá-las com facilidade na web.
O importante é lembrar que, de vez em quando, precisamos “parar de cortar lenha para afiar o machado”.
Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre usar bem seu tempo entre atendimento e administração da clínica? Deixe seu comentário. Ficaremos satisfeitos em poder ajudar!