Uma das técnicas cada vez mais conhecidas mundo afora, a aplicação de ozônio em tratamentos complementares de saúde é hoje uma grande inovação que consegue garantir uma melhora considerável na qualidade de vida de muita gente.
A ozonioterapia é uma terapia integrativa, considerada um procedimento terapêutico e multifuncional com diversas indicações.
O ozônio é um gás composto de 3 átomos de oxigênio (O2) com propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antissépticas.
É considerado um tratamento “ação em rede”. Após interagir com as membranas celulares, atua sobre o sistema de regulação fisiológica chamado Nrf2, promovendo o reequilíbrio das funções biológicas, em especial os dados causados pelo estresse oxidativo.
Por ter uma ação sistema a ozonioterapia é um importante recurso em tratamentos de diversas áreas da saúde e estética.
Confira os benefícios da ozonioterapia para a saúde e entenda melhor o que tudo isso significa.
Alternativa de terapia auxiliar
Além de melhorar a qualidade de vida de muitos pacientes, a ozonioterapia, como o tratamento com ozônio foi intitulado, ainda pode ser uma alternativa de terapia auxiliar de baixo custo, especialmente se comparada a muitos outros tratamentos e intervenções.
Isso porque pode reduzir o uso de medicamentos extremamente fortes e até mesmo prevenir algumas situações mais drásticas como a necessidade de amputações, por exemplo.
Auxílio para mais de 250 enfermidades
Por ser o ozônio um dos antioxidantes mais eficazes que existem, a ozonioterapia ganha espaço com finalidades médicas, que possibilitam o tratamento de cerca de 250 doenças, entre elas feridas decorrentes de diabetes, enfermidades inflamatórias e/ou infecciosas, além de auxiliar em complicações decorrentes de câncer e problemas circulatórios e nas articulações.
Benefícios da ozonioterapia
Mesmo com dados de diversos estudos a respeito, ainda não é possível mensurar ao certo qual o número de patologias em que a ozonioterapia possa ser eficaz.
Entretanto, um fato inegável é que são muitas possibilidades de auxílio para uma recuperação mais rápida e efetiva, que vão desde o combate a doenças virais, tratamentos de tecidos epiteliais até inflamações crônicas ou intestinais, entre tantas outras possibilidades.
1. Combate germes e bactérias
Uma das principais aplicações da ozonioterapia é o tratamento visando auxiliar na recomposição de tecidos que apresentam alguma dificuldade de cicatrização.
As feridas inflamadas ou infeccionadas passam pelo tratamento, que combate os germes e bactérias, desinfeccionando a área.
A ação do ozônio nesses casos é tão eficiente que o caracteriza como sendo um poderoso inimigo até mesmo de invasores mais difíceis como alguns vírus.
Um grande exemplo disso é o vírus da hepatite, cujas membranas podem ser facilmente quebradas pelo ozônio, fazendo com que se dissolva no organismo, que passa a conseguir produzir anticorpos que possibilitam sua eliminação natural.
Sua ação antiviral e bactericida é também um recurso auxiliar na prevenção e no tratamento da Covid. Em 2020, foi um importante tratamento para Covid, tanto no combate como para pessoas que adquiram o vírus.
2. Ameniza dores
Problemas nas articulações e inflamações em geral costumam causar muitas dores.
E amenizar esse tipo de dor é apenas mais um dos benefícios da ozonioterapia, o que pode melhorar consideravelmente a qualidade de vida de uma infinidade de pacientes.
Como não interage com nenhum medicamento relacionado a esses tratamentos, além de não apresentar grandes efeitos colaterais nem muitas contraindicações, a ozonioterapia é considerada uma valiosa opção de cuidado quando o assunto é sanar dores na coluna e, em casos mais contundentes, problemas lombares, bem como traumas e até rompimentos de ossos.
3. Regenera cartilagens e tecidos
Além de amenizar as dores, outro efeito extremamente benéfico da ozonioterapia é que essas técnicas oportunizam ao corpo regenerar as cartilagens, o que amplia muito a eficácia de tratamentos em articulações como os joelhos, por exemplo.
Nesses casos, inclusive, por trabalhar a correção do transtorno, o tratamento acaba por fazer muito mais do que simplesmente aliviar dores, uma vez que permite também a eliminação direta da doença em si.
Já quando se aplica a ozonioterapia em hérnias de disco – nos quais o tratamento consiste em aplicar o ozônio diretamente nos discos afetados – o efeito anti-inflamatório causado gera um alívio potencial das dores.
Além disso, existe ainda o uso de ozonioterapia com o intuito de recuperação epitelial, pelo qual é possível a atuação em queimaduras tanto de primeiro quanto de segundo grau.
Outra possibilidade de aplicação bastante comum é para auxiliar no tratamento de inflamações crônicas como as localizadas nos intestinos.
4. Suprime células cancerígenas
Esta talvez seja uma das mais imprescindíveis funcionalidades da aplicação da ozonioterapia.
Como terapia complementar aos tratamentos de enfrentamento do câncer, essa técnica ajuda a combater as células cancerígenas, aumenta a oxigenação dos tecidos e a capacidade do sistema imunológico.
Além disso, regula a resposta inflamatória do corpo e reduz os efeitos nocivos de tratamentos como quimio e radioterapia, que costumam deteriorar a imunidade ao longo das sessões.
5. Coadjuvante no tratamento de gordura localizada e a celulite
Além de todas as aplicações no sentido de qualidade de vida e saúde, há também benefícios ligados à estética.
Por sua capacidade de romper as membranas das células, torna possível atuar no combate à gordura localizada e no tratamento da celulite, pois dissolve as células adiposas e as libera para serem metabolizadas naturalmente pelo corpo.
O ozônio é um grande agente anti-inflamatório, diminuindo o estresse oxidativo e a inflamação do corpo, ajudando na oxigenação do corpo e também na eliminação das toxinas, acelerando o processo de emagrecimento. É também um agente lipogênico, ou seja, destrói as células de gordura e melhora a vascularização.
6. Melhora a circulação sanguínea
Outra característica típica da ozonioterapia é a ativação da microcirculação e da circulação periférica.
Atuando diretamente nos glóbulos vermelhos, a terapia melhora a circulação sanguínea como um todo e oxigena melhor os tecidos, melhorando inclusive o aspecto da cútis e sendo igualmente poderosa no tratamento de problemas como varizes, com resultados tão incomuns quanto excepcionais.
7. Atua na estética
Na terapia capilar, ativa o bulbo, melhorando a oxigenação e a vascularização. No pós-operatório tardio, atua na fibrose, queloide e na melhora da cicatrização. Também pode ser utilizado para amenizar estrias.
Já na estética facial, é potente na ação antioxidante, combatendo os radicais livres, agindo assim no rejuvenescimento e tratamentos de manchas.
8. Auxilia na reabilitação
Pode ser utilizado em escaras, feridas e até para melhorar queimaduras.
9. Ajuda na podologia
O ozônio auxilia no tratamento de micoses, feridas crônicas, pés diabéticos, unhas encravadas, fissuras de calcanhar, entre outros.
Artigos Relacionados
- Ozonioterapia capilar: o que é e quais são os benefícios
- Vapor de Ozônio: 7 cuidados indispensáveis ao utilizar o aparelho
Ozonioterapia: possibilidade de mais qualidade de vida
Para alegria de boa parte da humanidade, ultimamente a ozonioterapia está ganhando visibilidade mundial.
A expansão de tratamentos como esse possibilita que cada vez mais pessoas alcancem níveis de qualidade de vida e bem-estar antes nunca sequer imaginados.
Pois, além de todos os benefícios, representa uma oportunidade de redução da dor sem a necessidade de uso de tantos medicamentos, muitas vezes utilizados de forma associada.
Além disso, em alguns casos, especialmente quando se trata de reduzir inflamações ou algum tipo de dor articular intensa, a economia, o sucesso e viabilidade da ozonioterapia são tamanhos que chegam até mesmo a dispensar a necessidade de intervenções cirúrgicas.
Quer saber mais sobre os benefícios da ozonioterapia para a saúde ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário. Será uma satisfação poder ajudar!