Cada vez mais o homem moderno tem percebido a necessidade de abandonar o sedentarismo e levar um estilo de vida mais saudável. Para isso, é necessário a prática de atividades físicas constantes, de forma bem planejada e segura, pois tão importante quanto executar um exercício físico é a prevenção das lesões musculares que possam surgir.
O aquecimento é a primeira parte da atividade física e visa preparar o indivíduo tanto de maneira física, fisiológica e também psicológica para o exercício, visando prevenir lesões e criando as alterações necessárias no organismo para que possa suportar um treinamento, uma competição ou mesmo uma atividade destinada ao lazer. Ao aquecer-se através de uma atividade como pular corda, caminhar na esteira ou pedalar uma bicicleta ergométrica, o indivíduo promove um aumento da temperatura corporal, fator importante antes do início da atividade física propriamente dita, pois trás uma série de benefícios, tais como:
• aumento do metabolismo;
• aumento de fluxo sangüíneo local;
• aumento da oxigenação dos músculos;
• aumento da velocidade de transmissão dos impulsos nervosos;
• diminuição do tempo de relaxamento muscular após a contração;
• aumento da velocidade e da força de contração muscular;
• melhora da coordenação;
• aumento da capacidade das articulações de suportar cargas.
Estes benefícios permitem ao indivíduo capacidade de retardar a fadiga, aumentar a coordenação neuromuscular, tornar os tecidos menos suscetíveis a danos e consequentemente reduzir o potencial das lesões.
Se você pratica uma atividade física, seja ela qual for, não se esqueça de incluir sempre o aquecimento antes de iniciar o exercício, sempre respeitando sua idade, seu organismo e especialmente a sua capacidade física.
Ft. Priscilla Cardoso – Crefito 3 – 125872 – F
BIBLIOGRAFIA:
Batista, Djalma. A importância do aquecimento na atividade física. Em: http://www.fisiculturismo.com.br/artigo.php?id=139. 01/10/2010.
LEITE, P. F. Fisiologia de Exercício, Ergometria e Condicionamento Físico. 2ª ed. Rio de Janeiro: Atheneu 1996.