O jato de plasma é uma técnica proveniente da Europa que virou um grande sucesso nas clínicas de estética, justamente por ser um tratamento de múltiplas funcionalidades.
Entendendo o jato de plasma
Chamado de “técnica revolucionária”, o tratamento vem fazendo sucesso desde 2005.
Considerado como o quarto estado da matéria, o plasma é gerado quando os elétrons se separam dos átomos formando, então, um gás ionizado que pode ser aplicado na pele.
Esse tratamento permite a melhora da aparência de manchas solares e de envelhecimento, como também cicatrizes (inclusive queloide e acne); combate a flacidez; ameniza linhas de expressão, olheiras, estrias; remoção de verrugas e pintas e é capaz até de despigmentar tatuagens.
Em outras palavras, o tratamento do jato de plasma ativa processos de cicatrização, regeneração, remodelação e proliferação de colágeno e estimula também o sistema imunológico, gerando o efeito dérmico desejado.
Percepção dos resultados
Entre cinco a sete dias após a realização do procedimento, é possível perceber os primeiros resultados. Antes desse período, a pele apresenta o aspecto de ressecamento, porém, no decorrer do tempo, a própria derme estimula a cicatrização natural.
Assim, os pacientes conseguem perceber os resultados na primeira semana, ao notarem que a pele apresenta-se mais firme, sem manchas, menos flácida e mais lisa.
Cuidados após o jato de plasma
Após o tratamento, é preciso adotar alguns cuidados, sendo imprescindível a utilização diária do protetor solar.
Caso o tratamento seja focado no rejuvenescimento, deve ser usado um creme específico para terapia home care. Nos sete primeiros dias após o procedimento também pode ser necessário o uso de pomada anti-inflamatória.
Em todo caso, o profissional de estética irá passar todas as informações necessárias sobre os cuidados necessários após o procedimento.
Quem pode se submeter ao tratamento
Para fazer esse tratamento, o paciente deve, primeiro, fazer uma avaliação, para que qualquer contraindicação seja descartada.
Como contraindicações, o tratamento não deve ser feito em pessoas que sofrem de epilepsia, grávidas, portadores de marca-passo, que tenham implantes metálicos em seu corpo, que fazem uso de remédios fotossensibilizantes ou em casos de câncer.
Artigos Relacionados
- 5 acessórios de estética sobre os quais todo profissional deve entender
- Atendimento em domicílio na estética: 8 dicas para obter sucesso
Principais indicações
O jato de plasma possui indicações para tratamentos estéticos em casos de:
- Rejuvenescimento da pele;
- Remoção de ceratoses ou papilomas (verrugas);
- Hiperpigmentações (melanoses e efélides);
- Remoção de pigmentos exógenos, como micropigmentação e tatuagens (Os pigmentos não são removidos completamente, mas podem clarear significativamente. Tatuagens coloridas podem não ter um bom resultado para a técnica);
- Remoção de xantelasmas;
- Cicatrizes de acne;
- Acne ativa;
- Estrias (Na aplicação em estrias, a técnica de fulguração ocasiona um alto risco de hiperpigmentação);
- Flacidez de pálpebras e lóbulo de orelha.
Mas vale ressaltar que para que o tratamento atinja os resultados esperados, é necessário escolher uma boa clínica, onde o profissional responsável irá levar em consideração todos os possíveis efeitos colaterais e contraindicações conforme o histórico de saúde e o estado atual do paciente.
Quer saber mais sobre o jato de plasma ou ficou com alguma dúvida sobre as funcionalidades do procedimento? Compartilhe conosco deixando seu comentário. Nós podemos ajudar!
Pingback: Criolipólise de contraste: quente e frio juntos para destruir a gordura
Pingback: Quais as vantagens do jato de plasma? - Blog da Fisio Fernandes
Pingback: Diferença entre jato de plasma e eletrocautério - Blog da Fisio Fernandes
Pingback: Conheça Hygiaplasma, o jato de plasma da KLD - Blog da Fisio Fernandes