Você é fisioterapeuta autônomo e quer saber se vale a pena montar uma clínica? Leia este artigo e confira todas as nossas dicas!
Profissionais da saúde, fisioterapeutas e esteticistas costumam registrar-se como autônomos para montar seu consultório. No entanto, é importante estar ciente de que, dependendo de algumas ações, é bem possível que o profissional tenha problemas com seu conselho de classe.
Fisioterapeuta autônomo
Trabalhar como fisioterapeuta autônomo significa que o profissional pode prestar serviços para diversos empregadores, bem como atuar em único local. Fazendo essa opção, ele será incluído na folha de pagamento do empregador e se submeterá aos descontos usuais relacionados à Previdência Social e Imposto de Renda.
Clínica de fisioterapia própria
O fisioterapeuta também pode optar por ter sua própria clínica e apesar desta ser considerada como ponto comercial, os Conselhos Regionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITOs) permitem a atuação desde que haja apenas um único profissional trabalhando no local.
Artigos Relacionados
- 5 erros que você deve evitar ao montar uma clínica de fisioterapia
- Como montar uma clínica de fisioterapia de forma prática e viável
Compartilhamento do espaço
No entanto, isto não quer dizer que o fisioterapeuta não possa compartilhar sua clínica e ratear o aluguel com um colega. É possível dividir o consultório desde que os profissionais não trabalhem juntos no mesmo horário, atendendo vários clientes, ou seja, o espaço deve ter apenas um deles trabalhando por vez, para que não caracterize atividade de uma empresa, cujas regras são para Pessoa Jurídica.
Aumento no número de clientes
Em situações em que o número de atendimentos como fisioterapeuta autônomo cresce, o recomendável é montar uma Microempresa. Neste caso, além do Registro no Conselho de Classe, o fisioterapeuta deverá providenciar uma documentação complementar, ou seja, alvarás e documentos para abrir uma clínica de estética relativos a:
- Alvará da Vigilância Sanitária
- Alvará de Funcionamento obtido na Prefeitura
- Laudo de Segurança expedido pelo Corpo de Bombeiros
- Inscrição de Pessoa Jurídica no Crefito de sua região
- Contador para auxiliar na montagem do Contrato Social e na obtenção de um CNPJ.
Maior credibilidade
Diante de toda a experiência adquirida nesses mais de 30 anos à frente da Fisio Fernandes, foi possível perceber que a maioria dos clientes que iniciaram seu negócio como Pessoa Jurídica inspiram mais credibilidade aos pacientes.
Ser Pessoa Jurídica também apresenta outras vantagens como ter a possibilidade de contratar funcionários, obter crédito mais baixos e mais facilidades junto a bancos e fornecedores, entre outros.
Dica de ouro
Uma maneira inteligente de empreender é iniciar o negócio como fisioterapeuta autônomo para divulgar seu próprio nome e, aos poucos, ir montando um ponto de atendimento. Desta forma, enquanto o profissional atende e encanta clientes com um trabalho diferenciado, consegue ir ampliando seu banco de cadastros, algo imprescindível para se relacionar profissionalmente com eles.
Vale lembrar que o cadastro deve conter dados realmente necessários para esse relacionamento. Os quatro dados mais importantes são: nome completo, telefones, e-mail e como seu atendimento pode ajudar.
Ainda tem dúvidas se vale a pena montar um consultório como fisioterapeuta autônomo? Então compartilhe com a gente. Será um prazer poder ajudar!
Pingback: 5 Motivos importantes para ter aparelhos de fisioterapia em sua clínica -
Olá sou fisioterapeuta, irei iniciar pós graduação em dermato funcional, estou abrindo uma sala de atendimento. Qual seria a melhor maneira ? Cadastrar como clínica de estética ou fisioterapia dermato funcional? Obrigada!
Olá
Boa tarde!!
Nesse caso, precisa seguir as orientações do seu conselho, Crefito.
Acredito que seja fisioterapia dermato funcional, porém como sempre ocorre atualizações, é válido a consulta.
Obrigada.
Boa tarde.Sou Janaina fisioterapeuta autonoma e atendo traumato ortomedia ,posso alugar uma sala num prédio que já tem uma fisioterapeuta na área de estética?Caso não há algum documento eu artigo que proíba a locação.
Olá Janaina como vai?
O ideal é verificar no seu conselho de Profissão.
Porém não vejo problemas, uma vez que se o local já tiver alvará….
Obrigada