Relacionamento com o cliente é a chave do sucesso?
*artigo atualizado em maio de 2023.
Para profissionais de saúde e estética, todo e qualquer tratamento tem início antes mesmo de colocarmos nossas mãos nos clientes e utilizarmos técnicas, aparelhos e cosméticos, para tratar tanto o rosto quanto o corpo.
O relacionamento com o cliente começa mesmo é no primeiro contato, antes do fechamento de pacotes de tratamento ou até mesmo da avaliação.
E vai muito além de um preenchimento de uma ficha de anamnese feita de forma automática, ou um orçamento com um superdesconto parcelado em várias vezes no cartão de crédito.
Relacionamento com o cliente: cuidado, percepção e conhecimento
É preciso ter cuidado e percepção para saber que à nossa frente tem um ser humano que pretende ser tratado integralmente, com expectativas e desejos em relação ao que podemos fazer por ele.
E é preciso também conhecimento para saber se é possível ou não alcançar os objetivos que esse ser humano tanto deseja.
Hoje é comum vermos profissionais de estética caírem em um senso comum doloroso: o de baratear seus serviços como forma de atrair os clientes, ao invés de utilizar a outra chave que, na verdade, é até mais poderosa! A do conhecimento e do relacionamento.
Investimento em nós mesmos
Temos que aprender a nos relacionar com as pessoas. E precisamos estudar mais, nos atualizar e nos capacitar de verdade!
Claro que é imprescindível conhecer as tendências de mercado, investir em aparelhos, em bons cosméticos e outras coisas. Mas, antes de tudo isso, precisamos investir em nós mesmos, no nosso conhecimento!
Todo cliente quer empatia
Quem nunca trocou de médico, dentista, advogado ou qualquer outro profissional porque se sentiu inseguro ou foi mal atendido?
Costumamos optar por profissionais que nos atendem com atenção, que nos explicam detalhadamente o procedimento, seus riscos, como é a recuperação. Escolhemos quem nos transmite mais segurança e empatia.
Isso acontece porque todos nós queremos atenção e não desejamos ser vistos apenas como uma possibilidade de pagamento.
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Relacionamento com o cliente é profissionalismo e competência
Um bom relacionamento com o cliente não significa fazer piadinhas, dar risada de tudo ou sair com ele para comer uma pizza. Isso fazemos com nossos amigos (mas é claro que podemos abrir uma exceção se o cliente for amigo também).
Um bom relacionamento com o cliente significa atendê-lo bem, com profissionalismo e competência.
Se aprendermos a atender nossos clientes da mesma forma como gostaríamos de ser atendidos por outros profissionais, com toda a certeza, nossas agendas não ficarão vazias.
Como tem sido o seu relacionamento com o cliente? Tem atendido com empatia? Deixe seu comentário!