*artigo atualizado em março de 2021.
Sem dúvida alguma, gordura localizada é uma das maiores queixas nos centros estéticos e a lipocavitação é mais um tratamento para a famosa luta contra o acúmulo das gordurinhas. Trata-se de um procedimento estético que, quando aplicado corretamente e em situações adequadas, elimina a gordura localizada em qualquer área do corpo, sem o uso do bisturi. Por isso, essa tecnologia foi apelidada de “lipo sem cortes”.
O que é lipocavitação?
A técnica não invasiva é usada para uma remodelagem corporal mais rápida, segura e indolor, e o tratamento pode ser feito em locais com gordura localizada com, no mínimo, 1,5 cm de espessura de tecido adiposo, região abdominal, culotes, coxas, interno de coxas, flancos e braços.
Artigos Relacionados
- Descubra como o aumento da vascularização do tecido pode impactar nos tratamentos contra celulite e gordura localizada
- Ultrassom de alta potência: como o equipamento funciona no tratamento de gordura localizada
Como a lipocavitação é feita?
Para reduzir a gordura localizada, o tratamento utiliza o ultrassom, emitido por um aparelho e repassado à área com acúmulo de gordura através de um cabeçote, localizado em sua extremidade. É necessária a utilização de um gel na interface entre o aparelho e a pele para que o ultrassom seja adequadamente transmitido.
A energia ultrassônica penetra até a gordura subcutânea e gera pequenas bolhas dentro das células de gordura (adipócitos). Essas bolhas aumentam gradualmente e agitam o interior da célula, levando ao seu rompimento e causando a apoptose, ou seja, a gordura, então, se divide em ácido graxo (que é eliminado pelo fígado) e glicerol (que é eliminado pelos vasos linfáticos e urina).
Sonofocus e a lipocavitação
O principal equipamento de lipocavitação do mercado é o Sonofocus, da Ibramed, equipamento eficiente, seguro, preciso e fácil de operar, que produz energia ultrassônica de alta intensidade para tratar gordura localizada e remodelar o corpo.
Sua frequência é de 1,8 MHz modulada por PWM em 31 kHz e potência máxima de 30 W, que evita que sejam causadas lesões em estruturas mais profundas, além da gordura. Possui transdutor côncavo, o que permite a concentração da energia ultrassônica na zona focal à profundidade controlada (entre 1 e 1,5 cm). Essa é a profundidade ideal para atingir o tecido adiposo sem riscos ao paciente.
Em disparos a cada 2 segundos, trabalha de maneira localizada sobre a pele caminhando 1 cm com o cabeçote ao ouvir o bip sonoro, o que faz com que a técnica seja também mais eficaz.
Diferenciais da lipocavitação focalizada
Diferentemente da lipocavitação convencional, que utiliza transdutor plano e que distribui a energia ultrassônica pelos tecidos uniformemente, a lipocavitação focalizada é produzida por equipamentos com transdutor ou cerâmica curva, que direciona toda a energia de sua superfície para um único cm².
Contraindicações
Como qualquer outro procedimento, o uso do Sonofocus também apresenta alguns cuidados e contraindicações que devem ser observados antes de sua aplicação:
- É necessário ter camada adiposa mínima de 1,5 cm na área a ser tratada.
- O equipamento não deve ser aplicado em pacientes obesos (IMC máximo <29,9)
- Gestantes e portadores de marca-passo não podem se submeter à técnica.
- Contraindicado para pessoas com colesterol e triglicérides altos (dislipidemias)
- Neoplasia também é uma contraindicação.
Quem pode aplicar a lipocavitação
Profissionais como fisioterapeutas, médicos ou esteticistas devidamente treinados.
Cuidados após a lipocavitação
Como o procedimento direciona a gordura para os vasos linfáticos, a drenagem pode auxiliar na eliminação do conteúdo.
Resultados
Geralmente, os resultados da lipocavitação ocorrem de forma gradual, mas podem ser vistos já no primeiro dia do tratamento. Para alcançar o resultado definitivo, podem ser necessárias até três sessões.
Sonofocus na Fisio Fernandes
Na Fisio Fernandes você encontra o Sonofocus, equipamento de lipocavitação da Ibramed. Nossa equipe de consultores é capacitada para dar todas as instruções e o suporte necessário, desde a apresentação do produto até os serviços de pós-vendas.
Entre em contato conosco através de nosso site ou via WhatsApp e obtenha mais informações.
Olá! Eu devo pedir exame do paciente antes de ele fazer o sonofocus?
Sim, o ideal é que ele faça exame de sangue para dosagem de colesterol total e suas frações e triglicérides. Caso ele apresente alterações nos exames, o que configura dislipidemia, ele não poderá ser submetido ao tratamento.
Abraços
Posso utilizar o sonofocus num dia e a rádio hook no outro ,nas mesmas regiões.sim ou não?
Olá Ana Bela,
Se for possível intercalar os dias é melhor, o uso da ponteira monopolar para gordura pode ser feito sem problemas. Já a ponteira bipolar deve ser utilizada preferencialmente ao término do tratamento redutor, trabalhando posteriormente a flacidez da pele.
Quem usa diu mirena pode usar?
Olá Anuella,
Não deve fazer na região inferior do abdômen! As demais áreas estão liberadas!!!
Quem usa diu de cobre pode fazer a lipocavitação ?
Olá Joselma,
na região do abdômen não.
Abraços
Quem tem prótese na coluna, pode fazer este aparelho?? quais as técnicas e/ou aparelhos são mais indicados neste caso para reduzir gordura localizada????
Olá Camila,
Você pode fazer uso do equipamento em outras regiões, só não pode fazer na coluna mesmo (isso se você não tiver outras contra indicações). Há uma grande diversidade de tratamentos que trazem bons resultados para gordura localizada: Heccus e Manthus, Carboxiterapia, criolipólise, Endermologia…
Ola, Boa noite! tenho um exesso de gordura acima dos flancos e uma dobra nba frente da cintura ,devido a uma lipoaspiracao que nao tive sucesso, Posso usar sonofocus acima do abdomem e do lado da cintura , mesmo usando diu? Qual procedimento voce me indicaria, ?Minha esteticista disse que tem gente que faz , mais ela nao faz nem se eu assinar o termo, E muito perigoso?
Posso usar o utrassom vibria com diu?
Olá Marci,
Sobre a área do DIU é contra indicado.
Abraços…
Olá Marci…
Se não fizer sobre a área do DIU e se houver camada de gordura suficiente na região (isso muda de um aparelho para o outro), não há problemas…
Quanto a assinar o termo, isso é absolutamente normal para qualquer procedimento estético, fique tranquila.
Abraços
Olá tenho mirena posso fazer a lipocavitação?
Olá Graciane,
Evite a região inferior do abdômen ok?
Abraços
Uso DIU de cobre e fiz uma sessão de lipocavitação, porq ñ fui avisada…..como devo proceder?
Oi Karine,
Só suspender mesmo as aplicações e fazer seus exames de rotina normalmente.
Abraços
Oi Priscila, gostei muito da tua publicação, mas ainda fiquei com dúvidas. Tenho o Diu de cobre e já fiz 2 sessões. A área que eu faço é aquele típico círculo de gordura que fica na volta do umbigo, descendo uns 10 cm abaixo dele. Estou em dúvida sobre poder fazer ou não. A clínica sabe do Diu. Agradeço a tua ajuda!
Olá Camila,
Sempre precisará verificar o tipo de equipamento que está sendo utilizado na terapia.
No caso da lipocavitação Sonofocus ele atingirá cerca de 1,5cm abaixo da área focal…
Não chega a ter grande profundidade a ponto de atingir o DIU, porém há lipocavitações que atingem grandes profundidades e que seriam contra indicadas.
Volto a repetir que eu perticularmente optaria por outras técnicas como um eltrassom de alta potência ou até mesmo a carboxiterapia.
Abraços
Quem tem gordura no fígado e mioma pode fazer?
Olá Mariana, tudo bem?
O mioma é uma contra indicação para a região do abdômen.
Já a gordura no fígado é uma contra indicação de maneira geral pois o procedimento da lipocavitação faz aumentar ainda mais essa quantidade de gordura.
Abraços
Já fiz a cirurgia do abdômen e tenho DIU morena e fui fazer o Sonofocus e senti muita dor. Fiquei com medo de ter atingido algum órgão. Isso é possível?
Olá Lirian,
Pode ser uma série de coisas: a intensidade poderia estar muito alta para você, pode ter irradiado o foco sobre uma área óssea também.
Mas de qualquer forma não deve fazer sobre a região do abdômen inferior se usa DIU. Quanto a tingir algum órgão é pouco provável caso tenha 1,5cm de gordura na região… que é o mínimo solicitado de camada adiposa para uso do aparelho.
Abraços
Olá tenho uma dúvida porque não pode fazer na area do abd usando diu? Quais são as consequências?
Olá Micaela
Temos dois Modelos de Diu:
Cobre, não é indicado, devido o material pode dar uma descarga elétrica….(choque)
Já o Diu de Mirena não teria problema.
Obrigada!
O que acontece se fizer o procedimento com o diu?
Olá Márcia…
Se for o Diu de Cobre é contra indicado, devido ao material.
Se for o Diu de Mirena não tem problema..
Obrigada!
Abraço
Posso fazer lipocavitacao nos flancos mesmo tendo diu de cobre?
Olá Isabella
No caso de Diu de Cobre não é indicado realizar a eletroterapia nesse região, devido o material do cobre por dar inteferência.
Obrigada
Nao posso usar o hibridi e nem fazee eletrolipolise em abdome que tem DIU de cobre… o que fazer para gordura localizada entao?
Olá Isabela
Nesse caso indicamos uma avaliação com a Profissional para melhor indicação, os recursos como: massagem manual, massagem mecânic como endermo – terapia vibro-oscilatória podem ser realizados e cosméticos com ativos nanos.
Lembrando sempre de associar com atividade e alimentação equilibrada.
Obrigado
Pingback: 8 procedimentos para perder gordura localizada - Blog da Fisio Fernandes
Pingback: Quais são suas dúvidas sobre tratamentos estéticos? 10 perguntas e respostas - Blog da Fisio Fernandes
Pingback: Cinta modeladora: aliada ou vilã? - Blog da Fisio Fernandes
Eu fiz a lipo sem corte eu tenho diu de cobre o que pode acontecer
Oi Alessandra
Bom dia!!
Geralmente mulheres que tem Diu de Cobre ou Prata, fica contra indicado a aplicação de eletroterapia na região de abdome.
Pois seguimos a literatura clássica, por falta de evidência científica dos efeitos adversos como: interferência de energia, deslocamento…
Obrigada!!