*artigo atualizado em fevereiro de 2021.
O termo crioterapia significa literalmente “terapia através do frio”. Na estética, trata-se de um procedimento muito utilizado para diminuição de adiposidades localizadas e flacidez tissular.
O processo da crioterapia na estética
A técnica utiliza cremes e géis que contenham cânfora, centella asiática ou mentol, com bandagens frias e que baixam a temperatura do local da aplicação em até 15°C negativos.
Quando o tecido é submetido ao frio, o organismo provoca a termogênese, ou seja, queima lipídios para restituir sua temperatura. A primeira reação do organismo é aumentar a vasodilatação e a temperatura utilizando a maior reserva energética do corpo, que está na gordura localizada.
Artigos Relacionados
- Tecarterapia: o que é e para que é indicada?
- Por que o Heccus Turbo é um aliado no tratamento de gordura localizada
Para que serve a crioterapia na estética
A finalidade do procedimento é emagrecer através da redução da gordura localizada; melhorar a tonicidade da pele, ajudando a combater a flacidez e melhorar o aspecto da pele, já que os cremes utilizados favorecem o metabolismo, estimulando a eliminação dessa gordura e melhorando o aspecto das celulites e flacidez.
Onde a crioterapia pode ser aplicada
A técnica pode ser utilizada no abdômen, flancos, culotes, coxas, braços ou qualquer outro local que tenha gordura localizada. O ideal é não estimular todas essas regiões de uma vez, pois isso pode causar hipotermia.
Como é feita a crioterapia
A crioterapia é feita através de manobras de massagem bem suaves, apenas para espalhar o cosmético (não devem ser feitas massagens fortes como modeladoras, drenagem, turbinadas e outras), deixando-o agir na pele, em seguida, pelo tempo determinado de acordo com o fabricante do cosmético que será utilizado. Também pode ser feita por aplicação de bandagem nas regiões a serem tratadas, sem necessidade de oclusão ou aplicação de mantas.
No caso de aplicação direta na pele com géis e cremes, somente é necessário aplicar com uma espátula uma quantidade compatível para cobrir a região desejada, espalhar sobre a pele e deixar agir de acordo com as orientações do fabricante do produto.
E para aplicações com bandagem, é necessário umedecer as ataduras em água filtrada e realizar o enfaixamento na área de tratamento. Em seguida, deve ser borrifada sobre as faixas a solução crioterápica, deixando-a agir por aproximadamente 15 minutos.
É o profissional quem determina o tempo de procedimento e quantas sessões são necessárias para alcançar o resultado esperado.
O procedimento é feito, em média, duas vezes por semana e o profissional indica o uso de produtos home care para dar continuidade ao tratamento, além de atividades físicas e boa alimentação.
Cuidados antes da crioterapia
O tratamento tem início com a higienização do local em que serão aplicadas as bandagens frias. No tratamento dermatológico, é essencial que a pele não esteja com infecções bacterianas, pois estas podem se agravar.
O procedimento também deve ser evitado em pessoas com alterações na coagulação, pois pode haver sangramento intenso.
Cuidados após a crioterapia
Para ser eficaz, o produto deve ficar na pele por, pelo menos, 30 minutos e o paciente deve evitar o banho por cerca de quatro horas. É preciso também evitar a prática de atividade física durante duas horas, para potencializar o resultado do tratamento.
Contraindicações da crioterapia
Esta técnica deve ser evitada pelos indivíduos nas seguintes condições, ou que apresentarem os seguintes sintomas:
- Hipertensão arterial;
- Diabetes;
- Gravidez;
- Patologias da pele;
- Logo após as refeições;
- Processos inflamatórios;
- Regiões de rins e pulmão;
- Asma e bronquite;
- Intolerância ao frio;
- Período menstrual;
- Hipotireoidismo, entre outros.
Também deve-se evitar aplicação do cosmético crioterápico na coluna cervical e lombar, rins, pulmões e articulações.
Crioterapia estética na Fisio Fernandes
Na Fisio Fernandes você encontra diversos produtos destinados à técnica da crioterapia, que podem ser adquiridos no site, no televendas e loja física. Confira alguns deles:
- Gel Redutor de Medidas, Gordura e Flacidez com Cafeína – 750g – D’água Natural
- Solução Crioterápica Vitta – 1l – Extratos da Terra
- Criolipolítico Vitta – 900g – Extratos da Terra
- Gel Corporal Crioterápico – 500g – Epidermis
- Gel Crioterápico Healty Cold – 500g Peelline
Nossa equipe de consultores é capacitada para dar todas as instruções e o suporte necessário, desde a apresentação do produto até os serviços de pós-vendas.
Entre em contato conosco através de nosso site ou via WhatsApp e obtenha mais informações.
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre crioterapia na estética? Deixe seu comentário. Ficaremos felizes em ajudar!
Boa noite,
Para fazer esse tratamento em minhas clientes preciso ter o curso prático de estética?
Minha mãe é depiladora profissional há muitos anos, mas não fez curso de estética.
Estou fazendo um curso à distância com certificado de esteticista, mas não sei se ele me capacita para realizar esses procedimentos.
Quero muito trabalhar na área de estética. Mas quero fazer tudo direitinho, pois sei o quão sério isso é.
Sou formada em Recursos humanos, há alguma pós-graduação que me capacite à essa área sem que eu precise passar por curso técnico.
Aguardo retorno.
Grata desde já.
Att,
Isabella Barreto.
Olá Isabella,
Para trabalhar com estética, mais do que o conhecimento teórico é também necessário o conhecimento prático e mesmo que seu curso a distância seja bom, nada vai te trazer a segurança necessária para atuar tanto quanto a prática. Recomendo então que você procure pelo menos cursos de aprimoramento com demonstrações e práticas das técnicas que você queira utilizar
Olá! Quais produtos eu preciso para fazer a crio?
Olá Daniele!
Você precisará apenas de um bom gel crioterápico ou uma loção crioterápica para bandagem.
Lembre-se: Nada de ocluir o produto com filme plástico (pode causar sérias queimaduras na pele) e nem recomende atividades físicas com o gel no corpo (pode provocar uma aceleração no metabolismo que pode até fazer a pessoa desmaiar). Também aplique de maneira localizada, nunca no corpo todo e não aplique sobre a região dos rins.
Um abraço
Priscilla
Olá
Por que, a pessoa que tem hipotireoidismo não pode fazer uso da crioterapia??
Por aumento intenso do metabolismo que desregula a função das glândulas tireoidianas.
Eu fiz uma sessão de criolipolise e gostaria de saber se posso usar gel crioterapico.
Obrigada.
Alguns dias depois da criolipólise pode utilizar sim.
Mas provavelmente será desnecessário. Dê um foco maior em procedimentos que auxiliem na eliminação da gordura que a criolipólise disponibilizou.
Abraços
Tenho lesão medular (T6 e T7), posso fazer?
Olá Vanessa,
você gostaria de fazer a crioterapia em qual região?
Lembrando que este procedimento é de crioterapia e não de criolipólise ok?
Bjos e fico no aguardo.
Pingback: Eletrolipólise e seus benefícios - Blog da Fisio Fernandes