*conteúdo atualizado em outubro de 2023.
Por permitir mensagens instantâneas entre as pessoas, atualmente o WhatsApp está entre as ferramentas de comunicação mais utilizadas em todo o mundo.
Utilizar o WhatsApp para se relacionar com clientes possibilita um atendimento mais rápido e objetivo. Entretanto, é importante ter a permissão do cliente para essa forma de comunicação.
Confira 5 dicas importantes na hora de recorrer a essa ferramenta!
Dicas para utilizar o WhatsApp no atendimento
1. Tenha um celular para a empresa
Além de ser importante ter um celular de uso exclusivo da empresa para utilizar o WhatsApp com seus clientes, é essencial estabelecer horários de atendimento.
Muitas vezes, secretárias e atendentes fazem uso de seus celulares pessoais e isso pode ser muito prejudicial tanto para o profissional quanto para a empresa.
Imagine se sua secretária decide sair da empresa amanhã, todos os contatos e o relacionamento construído com seus clientes serão perdidos.
Considere, ainda, utilizar o WhatsApp Business. A plataforma oferece diversos benefícios para melhorar a comunicação com clientes e aumentar a eficiência dos negócios.
O WhatsApp Business dispõe de recursos específicos para empresas, como etiquetas para organizar conversas, respostas rápidas para perguntas frequentes, mensagens de ausência, entre outros. Esses meios facilitam a gestão das interações com os clientes.
2. Faça listas de transmissão
Ao utilizar o WhatsApp como forma de comunicação com seus clientes, se você quiser enviar as principais promoções ou avisos, a melhor opção é criar uma lista de transmissão.
As mensagens serão entregues individualmente, ou seja, não aparecerá que você enviou para várias pessoas.
3. Avalie a quantidade de mensagens enviadas
Seja criterioso ao enviar mensagens de promoções, avisos e confirmações de agendamento.
Avalie sempre a quantidade de mensagens que está mandando mensalmente, pois o seu cliente pode se sentir incomodado e bloquear o seu contato.
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4. Evite mensagens motivacionais e cumprimentos
Ao utilizar o WhatsApp no atendimento de sua clínica, não envie mensagens motivacionais ou de bom dia, boa tarde ou boa noite.
As pessoas são muito ocupadas e esse tipo de comunicação faz com que o cliente perca o interesse imediato de olhar a sua mensagem.
5. Escreva corretamente
Utilize sempre o português corretamente, evite gírias e expressões desnecessárias ao utilizar o WhatsApp.
Apesar de se tratar de um aplicativo de conversas cotidianas, é importante sempre lembrar que você é uma empresa e precisa manter uma postura.
Entretanto, vale enviar algum emoji, para que a comunicação fique mais humanizada e próxima.
Você, profissional, costuma utilizar o WhatsApp no relacionamento com seus clientes? Se tiver alguma dica que não tenha sido mencionada, deixe seu comentário. Você poderá ajudar outras pessoas!
Boas dicas, Super úteis!
Continue a postar, estou adorando!
Obrigado por seu comentário! Em breve te mando um convite para o Canal: 3 Minutos com o Fernandes onde vou contar histórias rápidas com dicas super legais para te ajudar em sua Missão como Profissional de Saúde. Boa Sorte!
Muito útil!
Poste algum texto sobre Clientes que comparam preços sem se preocupar com qualidade!
Obrigada
Olá Dinalva,
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Espero que goste.
Fico a disposição