Existem pacientes que necessitam de cuidados a serem realizados em domicílio, seja pelos mais variados motivos, como relacionados à prevenção, assistência a pacientes agudos, reabilitação e cuidados paliativos.
Essa assistência é a chamada fisioterapia domiciliar ou fisioterapia home care. E para realizá-la é necessário que o profissional tenha ao seu dispor alguns equipamentos para que o atendimento seja eficaz.
Por isso, selecionamos uma lista com os 12 principais equipamentos para fisioterapia domiciliar que o profissional deve ter à sua disposição para realizar esses atendimentos.
Fisioterapia domiciliar ou fisioterapia home care
Antes de saber quais são os principais equipamentos para fisioterapia domiciliar, é importante entender em que ela consiste.
A fisioterapia domiciliar é fundamental para pacientes que não podem frequentar uma clínica, seja por dificuldades com transporte, tempo, condições físicas, conforto, entre outros.
Nessas situações, o fisioterapeuta home care atende, trata e reabilita o paciente, utilizando seu espaço domiciliar, de acordo, especificamente, com suas necessidades e condições patológicas.
Equipamentos para fisioterapia domiciliar
Confira os 12 principais equipamentos para fisioterapia domiciliar que o profissional deve ter à disposição para a realização dos atendimentos.
1. TENS e FES portátil
Esse é um dos equipamentos para fisioterapia domiciliar, com dois canais de controles independentes para tratamentos com as correntes TENS e FES.
A sigla TENS significa Estimulação Nervosa Elétrica Transcutânea e tem como objetivo atuar no alívio da dor através da estimulação dos nervos, bloqueando os sinais de dor enviados ao cérebro.
Já a sigla FES significa Estimulação Elétrica Funcional e sua finalidade é fortalecer músculos, melhorar a função muscular e prevenir atrofia muscular.
O equipamento é considerado indispensável em inúmeros protocolos de atendimento, por ser fundamental para a analgesia, tanto em casos de dores agudas quanto crônicas.
É utilizado em diversas enfermidades, como: dores no pescoço, no ciático, dor nervosa ou óssea, luxações e entorses, lombalgia, dorsalgia, dores causadas pelo câncer, dor pós-operatória, artrites e bursites.
Confira o Neurodyn Portátil Ibramed – Aparelho TENS FES Burst 2 canais.
2. Ultrassom portátil
Também utilizado em vários protocolos de tratamento, atua na analgesia, em condições inflamatórias ou no pós-operatório, na recuperação muscular e no tratamento de aderências.
Pode ser usado no tratamento para tendinites, edemas, bursites, artroses, artralgias, braquialgia, cervicalgia, lesões musculares, contraturas, luxações, condições inflamatórias agudas e crônicas e no reparo de sequelas após cirurgias, principalmente fibroses e cicatrizes.
Além disso, também pode ser utilizado em tratamentos estéticos relacionados à redução de celulite, gordura localizada e tonificação muscular.
Confira o Sonopulse Compact Ibramed – Aparelho de Ultrassom de 01 Mhz.
3. Infravermelho
Pequeno e fácil de carregar, o aparelho é usado na termoterapia e utiliza radiação infravermelha para gerar calor superficial nos tecidos.
Ajuda a aliviar as dores e a rigidez, reduz a inflamação, melhora a mobilidade articular e favorece a regeneração de lesões de tecidos moles e de problemas dermatológicos.
Conheça o Infravermelho de mesa – Carci.
4. Faixas Elásticas
As faixas elásticas são usadas em vários tipos de exercícios e com diversas finalidades, como as atividades de resistência para membros superiores, inferiores e abdominais, além de auxiliar a alongar a musculatura, por isso estão entre os principais equipamentos para fisioterapia domiciliar.
Seus benefícios incluem fortalecimento muscular, aumento da flexibilidade, melhora da propriocepção, prevenção e reabilitação de lesões,
A divisão por cores auxilia na personalização dos exercícios de acordo com o nível e as necessidades do paciente e a evolução do tratamento.
Confira nossas faixas elásticas.
5. Bola suíça
Também conhecida como bola de pilates, é um equipamento versátil e eficaz, com diversas aplicações para auxiliar na reabilitação e recuperação de pacientes.
Auxilia na correção postural, fortalecimento muscular, na melhora do equilíbrio e propriocepção, melhora da força e da coordenação motora e na prevenção e reabilitação de lesões.
Além disso, pode ser usada em técnicas de terapia manual.
Sua utilização promove também alongamento global, treinos cardiopulmonares e relaxamento.
Confira nossas opções de bola suíça.
6. Overball
Apesar de ser uma bola pequena e fácil de transportar, tem diversas finalidades nos tratamentos, por isso está entre os principais equipamentos para fisioterapia domiciliar.
Auxilia nos exercícios de fortalecimento muscular, no equilíbrio e na consciência corporal e ainda pode servir como apoio, principalmente para atividades com idosos.
Conheça nossas opções de overball.
7. Tubos elásticos
Práticos para carregar e versáteis nas aplicações, os tubos elásticos ajudam no fortalecimento muscular tanto dos membros superiores quanto inferiores, otimizando o tratamento.
A resistência proporcionada pelo equipamento durante exercícios promove o ganho de força e potência muscular, estimulando o equilíbrio e a coordenação motora.
Podem ser encontrados em diferentes cores, que correspondem a diferentes níveis de resistência.
Confira nossas opções de tubo elástico.
8. Meia bola bosu
Feita com látex especial, para proporcionar mais resistência e absorção de impacto, o equipamento pode ser usado para alongamentos e relaxamento muscular, além de auxiliar no condicionamento físico, nos treinos de propriocepção e de estabilização da coluna vertebral.
A resposta sensorial proporcionada pela bola contribui para a consciência corporal e o controle motor.
Entretanto, a escolha do tamanho do equipamento ideal deve ser feita de acordo com a altura e necessidades do paciente.
Conheça a Bosu Meia Bola Balance com elástico – Live Up.
Artigos Relacionados
- Idoso na quarentena: terceira idade deve se manter ativa durante pandemia
- Fisioterapia online: como realizar o atendimento à distância durante a pandemia
9. Incentivador respiratório
É indicado para pacientes com a função respiratória comprometida devido à doença pulmonar obstrutiva (DPOC). Aliada aos medicamentos, a fisioterapia ajuda a recuperar a função respiratória.
Seu funcionamento se baseia em fornecer uma resistência inspiratória durante a respiração, promovendo o fortalecimento da musculatura respiratória e a expansão pulmonar
O Respiron, como também é conhecido, auxilia na realização de inspirações profundas, podendo ser usado também na recuperação de pessoas que passaram por cirurgias abdominais ou que têm doenças musculares que dificultam a respiração.
Confira nossas opções de incentivador respiratório.
10. Cama elástica
A cama elástica ajuda a fortalecer os músculos inferiores, atua no equilíbrio do paciente e melhora a capacidade cardiorrespiratória e na reabilitação de lesões musculares e articulares, proporcionando um retorno gradual às atividades físicas.
Existem camas elásticas de diversos tamanhos, porém, as menores são fáceis de serem transportadas e ajudam nas terapias de reabilitação após traumas ou disfunções ortopédicas.
Confira nossas opções de cama elástica.
11. Tornozeleira de peso
Ideal para proporcionar resistência e promover o fortalecimento dos membros inferiores e sua ativação muscular, sendo muito utilizadas em exercícios de reabilitação.
A escolha do peso ideal da tornozeleira deve ser feita de acordo com a capacidade física, os objetivos e a tolerância do paciente.
Confira nossas opções de tornozeleira.
12. Maca portátil
Além de ser utilizada para os mais variados tipos de tratamento, a maca portátil permite que o profissional atenda o paciente com o conforto necessário.
Ainda oferece a vantagem de ser dobrável e é mais fácil de ser transportada nos atendimentos.
Conheça nossas opções de maca portátil.
Higienização dos aparelhos
É importante lembrar que é preciso tomar todas as precauções necessárias para a correta higienização dos aparelhos.
Para mais informações de como realizar essa limpeza eficaz, confira nossas 7 dicas de como cuidar dos aparelhos de fisioterapia.
Quer saber mais sobre equipamentos para fisioterapia domiciliar ou tem dicas de algum aparelho que não aparece em nossa lista? Compartilhe conosco deixando seu comentário. Ele ajudará outros profissionais da área.
*Este conteúdo foi publicado em julho de 2020 e atualizado em junho de 2024.
Pingback: 4 dicas para realizar atendimentos de fisioterapia home care -
Pingback: trabalhar com fisioterapia -
Pingback: 8 dicas para divulgar serviços de fisioterapia home care corretamente - Blog da Fisio Fernandes
Pingback: FES nas Paralisias Faciais - Blog da Fisio Fernandes
Pingback: Por que você deve procurar um fisioterapeuta? - Blog da Fisio Fernandes