Por mais que incomodem – principalmente as mulheres – as rugas e linhas de expressão fazem parte da vida de todas as pessoas, é um processo natural fisiológico, pois estão diretamente ligadas ao envelhecimento e surgem, com o passar do tempo, devido à perda e diminuição da produção de algumas substâncias da pele.
No entanto, o envelhecimento está relacionado ao estilo de vida que adotamos, ou seja, pode variar para mais ou menos sinais, dependendo do nosso estilo e hábitos como: alimentação, exposição ao sol, poluição, entre outros tantos fatores.
O que são rugas
As rugas são os sinais concretos de nosso envelhecimento. Elas aparecem, principalmente, devido à perda de colágeno, que é responsável pela sustentação da pele, de elastina – o que aumenta a flacidez cutânea – e ácido hialurônico, que é responsável pelo seu preenchimento.
Nossas expressões faciais também fazem com que o rosto fique marcado e, com o tempo, o músculo na região fica mais forte, acentuando essas linhas.
As rugas estão divididas em dois tipos. A diferença entre elas é a profundidade, que pode variar também devido a fatores genéticos e espessura da pele.
Rugas dinâmicas
Conhecidas como linhas de expressão, são as primeiras a serem notadas. Estas não aparecem no repouso.
Rugas estáticas
Muito comuns em peles maduras, são visíveis mesmo sem movimentos faciais.
O que pode causar rugas
Além do envelhecimento da pele e perda de colágeno, as rugas podem surgir devido a uma série de fatores. Entre eles, também podemos citar:
– Alta exposição solar
– Poluição
– Tabagismo
– Má alimentação
– Consumo excessivo de açúcar
Vale lembrar:
Em movimentos como, por exemplo, “de franzir” a testa com certa frequência, o corpo prioriza nutrientes para órgãos específicos, como coração, cérebro e rins, deixando a pele com poucas substâncias e oxigênio. Com isso, ela reduz a capacidade de fazer a renovação celular e, consequentemente, de produzir colágeno. Essa soma de fatores acaba resultando no realce das rugas.
Artigos Relacionados
- 8 fatores que geram o envelhecimento precoce e como minimizar esse problema
- Como a estética contribui para melhorar a autoestima dos clientes
Como prevenir
Infelizmente, não é possível evitar para sempre o aparecimento das rugas, já que por conta do processo fisiológico, a pele acaba por envelhecer, por isso é imprescindível aceitar esse processo como algo natural. Entretanto, é possível recomendar alguns cuidados aos clientes, para que ocorra de forma mais saudável:
– Beber sempre muita água.
– Aplicar protetor solar diariamente. Além de proteger a pele contra os efeitos da radiação solar e luz visível, o produto também atua na prevenção do fotoenvelhecimento.
– Optar por uma alimentação mais saudável e evitar o açúcar pois, ao consumi-lo, tem-se o processo de glicação, no qual cada molécula de glicose une-se a uma proteína da pele, como o colágeno e a elastina, resultando na destruição dessas fibras de sustentação e provocando flacidez e formação de linhas e rugas.
– Escolher um produto antirrugas para incluir na rotina, como ácido hialurônico, sílico, resveratrol, entre outros. Alguns séruns contêm ativos que estimulam a produção de fatores de crescimento e que promovem ação hidratante e atuam na elasticidade do tecido.
– Utilizar ativos antioxidantes, como vitamina C, vitamina E, chá verde, entre outros. Existem cremes antioxidantes e séruns com vitaminas que aumentam as defesas naturais e ajudam a combater o processo oxidativo.
– Usar um creme antiglicante, que inibe o processo de glicação.
– Não fumar. O cigarro provoca diminuição do fluxo sanguíneo e, consequentemente, a diminuição do sangue ao tecido cutâneo, gerando lesão das fibras elásticas e diminuição da síntese do colágeno, resultando na formação de rugas.
#SkinCare: Vitamina C na pele Antimanchas e Rugas
Ativos que estimulam a produção de fatores de crescimento
Ativos que promovem ação hidratante e atuam na elasticidade do tecido
Séruns com vitaminas
Tratamento para rugas
Os tratamentos estéticos buscam sempre o objetivo de renovação celular, de estimular a síntese de fibroblastos (para aumentar a produção de colágeno e elastina) e proporcionar uma boa hidratação ao tecido, pois quanto mais hidratada estiver a pele estiver, melhor será a resposta aos tratamentos.
Os protocolos mais indicados são os de revitalização facial, com ativos específicos, como:
Peeling diamante e cristal
O peeling de diamante e de cristal promovem esfoliação da pele, de maneira mais abrasiva, para remover as células mortas, promovendo uma renovação celular, e a ação mecânica promovida do tecido gera estímulo de Fibroblastos, estimulando assim produção de colágeno e elastina. Como benefícios ainda melhora o viço, brilho, hidratação, atua melhorando a aparência de poros dilatados. Para o tratamento, o equipamento indicado é o Dermotonus Esthetic Ibramed – Aparelho de Peeling de Cristal e Diamante com Caneta Diamantada .
Microcorrentes
Esse tratamento para rugas utiliza correntes elétricas de baixa amperagem, bem semelhantes ao nosso tecido. É uma corrente subsensorial, ou seja, o cliente não sente desconforto na aplicação. Atua diretamento na ATP ( Adenosina Trifosfato – responsável pela energia das células), aumentando o metabolismo em até 500%. Seus efeitos: melhora a oxigenação e nutrição, estimula a circulação sanguínea e linfática, promove a Bioestimulação do Colágeno, atuando diretamente nos tratamentos Anti Aging. O Neurodyn Esthetic Ibramed – Aparelho com 8 Terapias estéticas e Massagem Aura ou Sonopeel Ibramed – Aparelho de Peeling Ultrasônico e Correntes são os equipamentos utilizados para esses protocolos.
Luz Pulsada – Fotorrejuvenescimento
A luz pulsada induz a ativação dos Fibroblastos, e consequentemente a formação do Neocolágeno. Pode ainda ser indicada para tratamentos de telangectasias, rosácea e lesões pigmentares. O aparelho indicado para esse tratamento é o Lyra Ibramed – Equipamento de Luz Intensa Pulsada.
Fototerapia (Led e Laser)
A fototerapia, seja com led ou laser, é feita com um aparelho que emite uma luz que atinge as camadas mais profundas da pele, estimulando a produção de colágeno, o metabolismo dos fibroblastos, com consequente aceleração na produção de novas fibras colágenas. As luzes mais utilizadas são Vermelha e Âmbar. O Antares Ibramed – Aparelho de Led e Laser é um aparelho indicado para esses protocolos.
Microagulhamento
As microlesões promovidas pelo microagulhamento, além de estimularem a produção de colágeno e elastina, abrem canais aumentando de forma significativa a permeabilidade dos cosméticos, como Fatores de Crescimento – Silício, Ácido Hialurônico, FGF, TGF, EGF, entre outros. Os aparelhos utilizados para esses protocolos são o Derma Roller 0,5mm Smart GL – Rolo para Microagulhamento com 540 Agulhas e o Dermapen – Caneta Elétrica de Microagulhas – Smart GR.
5 principais dúvidas sobre o microagulhamento
Eletrolifting
Este tratamento para rugas atua mais pontualmente sobre as linhas e rugas de expressão. Através do estímulo elétrico, com a corrente microgalvânica, promove um processo de “lesão”, gerando uma inflamação e a partir disso, um processo de reparo do tecido, tendo a formação e novas fibras de colágeno e elastina. Os aparelhos Neurodyn Esthetic Ibramed – Aparelho com 8 Terapias Estéticas e Massagem Aura ou o Striat Ibramed – Aparelho de Corrente Microgalvânica são os que realizam esse tratamento.
Corrige ainda a flacidez do rosto por meio de estímulo elétrico, com corrente galvânica ou até mesmo com a própria radiofrequência associada a uma caneta específica.
Quais as dicas de prevenção e tratamento para rugas e linhas de expressão você recomenda aos seus clientes? Compartilhe com a gente sua experiência!
Pingback: A importância da manutenção dos tratamentos estéticos -
Pingback: Como obter sucesso oferecendo tratamentos estéticos faciais e corporais para o Cliente que vem pela 1ª vez -