Microagulhamento para acne funciona?
O microagulhamento tem sido cada vez mais procurado para tratar a aparência da pele, não apenas do corpo, mas principalmente do rosto.
Esse tratamento pode ser realizado para diferentes tipos de problemas, mas o que mais tem ganhado destaque é o microagulhamento para acne, no tratamento de cicatrizes.
Por isso, trouxemos alguns esclarecimentos para você entender melhor como funciona o procedimento nesse tipo de tratamento e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Veja a seguir!
O que é microagulhamento
Consiste em um tratamento estético que tem como finalidade a remoção de manchas, o disfarce de rugas e linhas de expressão por meio de uma estimulação natural feita com microagulhas que penetram na derme promovendo a formação de novas fibras de colágenos, as quais garantem firmeza e sustentação para a pele.
O equipamento utilizado para o procedimento pode ser um rolinho (dermaroller) ou um dispositivo elétrico com formato de caneta (dermapen), que possuem agulhas de número e comprimento variáveis de acordo com o caso a ser tratado.
Porém, somente médicos, dermatologistas e esteticistas devidamente habilitados podem realizar o procedimento, pois em alguns casos, pode ser necessário o uso de anestesia tópica. Além disso, esses profissionais são capacitados para tratar qualquer complicação decorrente do procedimento.
Artigos Relacionados
Como o microagulhamento para acne funciona para o tratamento de cicatrizes
O microagulhamento para acne deve ser realizado em consultório, já que em alguns casos requer o uso de anestésico em creme ou injetável e pressão variável.
Vale ressaltar que o nível de desconforto varia conforme o paciente, o dispositivo utilizado, a escolha da anestesia e a intensidade das punções (pequenas perfurações) e lesão causada.
Do mesmo modo que o desconforto, o período de recuperação também pode variar. De modo geral, o paciente não precisa se afastar das atividades diárias, mas alguns cuidados devem ser tomados para que a pele volte ao normal, principalmente durante a primeira semana.
Cuidados a serem tomados após o procedimento
Após fazer o microagulhamento para acne, a pele precisa receber alguns cuidados específicos durante um tempo. Para isso, o ideal é usar protetor solar diariamente (porém, somente depois de 24h), hidratante e também um higienizador suave.
O hidratante deve ter vitamina B3, importante ativo que possui ação prebiótica, e o protetor solar deverá ser adequado para peles sensíveis e oleosas.
Além disso, o profissional pode recomendar o uso de cremes clareadores no pré e pós-procedimento, com o intuito de evitar manchas. Para aliviar o desconforto após o procedimento, o indicado é utilizar água termal no rosto.
Vale ressaltar que os cosméticos a serem utilizados em casa após o procedimento varia conforme cada tipo de pele, portanto é recomendado seguir as orientações do profissional que realizou a avaliação e aplicação do microagulhamento.
Resultado do microagulhamento para acne
O efeito do tratamento é definitivo. Em razão do trauma causado pelas agulhas, há o estímulo da produção do colágeno, assim as cicatrizes de acne ficam mais estreitas e superficiais e os poros também ficam mais fechados, garantindo melhora na aparência da pele.
Contudo, é importante salientar que, para resultados mais significativos, são necessárias de três a cinco sessões do procedimento, a depender do caso e indicação do profissional especializado.
5 principais dúvidas sobre o microagulhamento
Quer saber mais sobre microagulhamento para acne ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!
Pingback: Microagulhamento para rugas: como a técnica pode auxiliar no tratamento - Blog da Fisio Fernandes
Pingback: Conheça Hertix, o Aparelho de Radiofrequência - Blog da Fisio Fernandes