*Artigo atualizado em setembro de 2021.
Tudo o que vira moda geralmente é copiado. Principalmente quando essa moda é lançada pelas celebridades, as pessoas acabam fazendo igual, sem sequer saberem os riscos aos quais podem se submeter.
Um exemplo disso é o uso da cinta modeladora. Muitas mulheres famosas afirmam que além de afinar a cintura e modelar o corpo, quando usado para malhar e até para dormir, o acessório ajuda a corrigir a postura.
Disfarce de gordurinhas
A cinta modeladora é utilizada há bastante tempo. Quando usada sob uma roupa mais justa, como um vestido de festa, ela realmente ajuda a disfarçar e esconder aquelas gordurinhas que insistem em marcar.
Cinta modeladora diariamente, não
Entretanto, o uso da cinta não diminui a gordura de maneira definitiva e sim apenas no momento do uso. E apesar de modelar o corpo, não deve ser usada o dia todo, durante a malhação e muito menos na hora de dormir, pois, por comprimir demais a região abdominal, pode trazer malefícios à saúde.
Alterações circulatórias
Especialistas afirmam que o uso indevido do produto pode trazer mais prejuízos do que benefícios. A cinta muito apertada pode causar alterações circulatórias importantes na área, provocando varizes e até mesmo lesões na pele, além de deixar cicatrizes indesejadas na área.
Enfraquecimento da musculatura
O uso contínuo também causa enfraquecimento da musculatura das costas e do próprio abdômen, pois não sendo requisitado para contração, acaba permanecendo excessivamente relaxado e posteriormente flácido. Com a atrofia do músculo podem surgir problemas futuros como hérnia de disco e dores na coluna.
Deformação do tórax
A compressão das costelas, especialmente quando a cinta é muito apertada no fim do tórax, pode deixá-las curvadas, deformando o tórax e, consequentemente, o corpo.
Artigos Relacionados
- Criolipólise: tecnologia não invasiva no tratamento para gordura localizada
- Por que é difícil eliminar gordura localizada?
Comprometimento da respiração
O sistema respiratório também é prejudicado. Embora seja possível respirar, a ventilação fica desfavorecida pela compressão do diafragma que é a base dos pulmões e a musculatura responsável por empurrar as vísceras que o expandem para baixo. Essas vísceras ficam então comprimidas e, com o passar do tempo, podem surgir problemas respiratórios importantes.
Aliada nos momentos certos
A cinta modeladora é uma ótima aliada nos momentos certos. O mal está no excesso do uso. Ela não deve ser usada por mais de quatro horas por dia, nunca na hora de malhar e nem excessivamente apertada.
Cabe a quem a usa transformá-la em aliada ou vilã.
Cintura fina
A melhor maneira de afinar a cintura definitivamente, é eliminando gordura localizada, por meio de dieta e exercícios. Leitura recomendada: Acabe com a gordura localizada: 3 dicas para dar adeus às gordurinhas.
Existem ainda os procedimentos estéticos, como lipocavitação ou criolipólise, que aceleram a queima de gordura, melhoram o contorno corporal e proporcionam melhores resultados. Confira também 8 procedimentos para perder gordura localizada.
Você costuma utilizar cinta modeladora? Compartilhe com a gente sua experiência deixando um comentário!
Boa tarde, coloquei uma prótese de glúteos e ainda estou com um pouco de celulite na região um pouco abaixo do bumbum (bananinha), e gostaria de saber se posso fazer lipocavitacao, radiofrequência, o que seria mais indicado?
Olá Gisleine,
devido a prótese na região recomendo apenas massagem manual sem aparelhos ok?
bjos
Fiz uma hidrolipo a 16 dias e a cinta que estou usando é PP, mas meu manequim é M. Fiquei com uma dor horrível na cervical e a alça da cinta foi ajustada, porém agr afetou a dor na costela que está insuportável.Preciso usar a cinta por mais 15 dias, o que fazer ?
Olá Raquel,
Qualquer intervenção cirúrgica gera desconforto, mesmo que seja mínima, isso é normal.
Porém o que não é natural é que a cinta esteja tão apertada a ponto de te fazer sentir essa dor insuportável. A cinta ajuda na estabilização e na modelagem corporal… Mas se você sente que a mesma está gerando muita dor deve conversar com o profissional que te recomendou o uso da mesma e se possível reajustar de maneira mais adequada para você.
Abraços