Apesar de serem muito comuns e não causarem nenhum problema médico significativo, as marcas causadas pelas estrias incomodam a maioria das mulheres, pois surgem em momentos da vida em que menos se espera.
As estrias são mais comuns em regiões nas quais a pele é esticada, por isso costumam aparecer nas coxas, braços, nádegas, seios e barriga, porém, podem surgir em qualquer lugar do corpo, inclusive no rosto.
Na verdade, são cicatrizes que surgem após as fibras elásticas e colágenas, responsáveis pela elasticidade e sustentação da pele, serem rompidas devido a um processo de esticamento.
Normalmente esse rompimento acontece por vários fatores como ganho rápido de peso, gravidez, crescimento rápido (especialmente em meninas) e ganho de massa muscular muito rapidamente. As estrias são assintomáticas, mas também podem coçar.
Artigos Relacionados
- Como a estética contribui para melhorar a autoestima dos clientes
- O que você não sabia sobre potencializar efeitos dos tratamentos corporais
Passos para evitar estrias
Se o surgimento das estrias está relacionado à perda de elasticidade da pele, nada melhor que o profissional oriente suas clientes a cuidarem da hidratação.
1- Consumo abundante de água
Beber, em média, dois litros de água diariamente.
2- Hidratar a pele
Cremes e loções à base de substratos ativos (como ácido hialurônico, Vitamina C, Hydroxyprolisilane, Ômegas, Sílico, etc.) que estimulam a flexibilidade e hidratação desse tecido ajudam a evitar estrias.
#SkinCare: Vitamina C na pele Antimanchas e Rugas
3- Alimentação saudável
Alimentar-se bem, ingerindo quantidades adequadas de frutas e vegetais frescos. A vitamina C presente nesses alimentos é um importante antioxidante e ajuda na formação das proteínas da pele.
Passos para tratar estrias
Os melhores resultados acontecem quando o tratamento é feito precocemente, na fase em que as estrias ainda estão avermelhadas, pois estas respondem melhor ao tratamento. Nesses casos elas ainda estão em processo inflamatório, por isso o objetivo é manter a hidratação, com os seguintes tratamentos:
4- Ionização
A técnica auxilia na penetração das substâncias ativas dos cosméticos através da pele e essa permeação de ativos é feita por meio de corrente polarizada, com aparelhos como o Neurodyn Esthetic e ativos hidratantes, utilizando cosméticos para uso profissional em protocolos de cabine e para uso home care.
Cosméticos para uso profissional em protocolos de cabine
Cosméticos para uso home care
Passos para amenizar o problema
Quando as estrias são brancas, já são mais antigas, por isso não há meios de eliminá-las completamente. No entanto, existem tratamentos que conseguem amenizar o problema, dando melhor aparência às lesões.
Nestes casos, o objetivo é gerar uma agressão no local, a fim de causar um processo inflamatório, para que ocorra a produção de fatores de crescimento e a regeneração, por meio de uma nova fibra de colágeno.
É importante orientar a cliente que esses procedimentos devem ser realizados com um intervalo médio de 20 dias, para respeitar o processo de regeneração tecidual e, durante esse intervalo, os protocolos de hidratação são extremamente importantes para alcançar os resultados. Confira alguns tratamentos:
5- Corrente Microgalvânica
A corrente microgalvânica promove a hidratação da área a ser trabalhada, através de seu mecanismo de aplicação com produto específico. O protocolo pode ser feito com os aparelhos Neurodyn Esthetic Ibramed – Aparelho com 8 Terapias Estéticas e Massagem Aura e Striat Ibramed – Aparelho de Corrente Microgalvânica.
6- Peeling de diamante ou cristal e vácuo
O peeling de diamante e de cristal promovem a microesfoliação da pele para remover as células mortas que ficam em sua camada mais superficial e estimular a produção de colágeno. O procedimento induz alterações celulares que ajudam a rejuvenescer os tecidos.
Já o vácuo utiliza ponteiras de vidro que lançam um fluxo de sucção no local e assim estimulam a vascularização da pele. A sucção aumenta a circulação do sangue na área tratada e isso oxigena a pele, proporcionando então, a regeneração do tecido. Esses tratamentos utilizam os aparelhos Dermotonus Slim Ibramed + Caneta Extratora Cravos + Caneta Diamantada + Ventosa Pump ou Dermotonus Esthetic Ibramed – Aparelho de Peeling de Cristal e Diamante com Caneta Diamantada.
7- Técnicas de microagulhamento
As técnicas de microagulhamento utilizam microagulhas, provocando pequenas punturas, que aumentam a vasodilatação e promovem a formação de colágeno, para estimular a renovação. Esses tratamentos também auxiliam na absorção de alguns medicamentos diretamente na pele. Os aparelhos utilizados para esses protocolos são o Derma Roller 0,5 mm Smart GR – Rolo para Microagulhamento com 540 agulhas e o Dermapen – Caneta Elétrica de Microagulhas – Smart GR.
Você trabalha com algum desses tratamentos estéticos para redução de estrias ou recomenda a seguir alguns desses passos?
Qual deles tem gerado mais resultados? Compartilhe com a gente sua experiência!