O mundo tem se deparado com uma necessidade de mudança de hábitos e senso de importância de autocuidado, que ressignificou e revolucionou os conceitos de estética. Esta, hoje, está muito mais ligada à saúde e bem-estar do que puramente à aparência.
A ozonioterapia, que abriu portas para um mercado de inovação e oferece várias opções de novas indicações, sendo capaz de auxiliar em tratamentos de mais de 250 patologias diferentes, também passou a ser utilizada como inovação no ramo da estética.
A técnica, que antes só era autorizada para procedimentos médicos, agora atinge o patamar de uma das preferidas do público, por proporcionar resultados e recuperação bastante rápidos.
Conheça melhor o funcionamento, os benefícios e requisitos que envolvem a ozonioterapia na estética, técnica que já está revolucionando esse setor.
A terapia com ozônio
A ozonioterapia é uma técnica originária do uso de ozônio medicinal, que consiste na mistura das substâncias oxigênio e ozônio em um gerador próprio para isso.
O ozônio é um gás que tem propriedades anti-inflamatórias e melhora a oxigenação dos tecidos, auxiliando o sistema imunológico do corpo.
Mesmo representando uma grande inovação no ramo estético, sendo reconhecida e utilizada mundialmente como um tratamento auxiliar para incontáveis doenças, incluindo as autoimunes como o diabetes, vale lembrar que a ozonioterapia é um tratamento cujo desenvolvimento e origem são méritos da ciência alemã, desde a época da Primeira Guerra Mundial.
Ozonioterapia na estética
A ozonioterapia na estética atualmente atinge um patamar antes nunca visto, devido à sua flexibilidade de modos de aplicações.
O gás pode ser administrado em aplicações locais subcutâneas, intramusculares ou até endovenosas, o que permite, além de tudo, que os resultados ocorram mais rápido e de forma não invasiva, garantindo maior tranquilidade de recuperação do paciente.
Ozonioterapia na estética: vias de aplicação
Vias de aplicação:
- Água
- Bag
- Óleo ozonizado
- Infiltração (intra e subdermica)
- Sistêmica
Obs: a aplicação venosa não é permitida e nem reconhecida na estética.
Benefícios da ozonioterapia na estética
Melhora o aspecto epitelial
Atua melhorando toda ação do Fibroblasto ativando fatores de Crescimento, ativando FGV.
Também previne o processo de envelhecimento, além de atuar na oxigenação e nutrição dos tecidos.
Pode ser utilizada tanto na melhora de flacidez e rejuvenescimento, como ação cicatrizante e regeneradora de tecido em pós operatório.
Estimula a circulação sanguínea
Como a aplicação do ozônio medicinal aumenta a vascularização dos tecidos, favorecendo a chegada do sangue e do oxigênio até o local da aplicação, ela é útil para suavizar a aparência desses vasinhos, deixando a pele com um aspecto mais uniforme.
Tratamento para gordura localizada
O ozônio é um grande agente anti-inflamatório que diminui o estresse oxidativo e inflamação do corpo.
Como ele elimina toxinas, isso acelera o processo de emagrecimento, além de atuar como destruidor das células de gordura.
Ação bactericida
Outra vantagem da ozonioterapia é que, além de potencializar os resultados de diversos tratamentos, a ação bactericida do ozônio o torna um auxiliar impressionantemente eficaz na realização de tratamentos estéticos, uma vez que minimiza a possibilidade de intercorrências nesses procedimentos.
Pode ser utilizado em peles com acne, foliculite, couro cabeludo, higienização de feridas, entre outros.
Combate à celulite
No combate à celulite, a aplicação de ozônio ajuda o corpo a aumentar a produção de colágeno, proteína importantíssima que ajuda a manter a saúde das unhas, cabelos e pele.
Aliás, é precisamente a quantidade de colágeno que indica quão saudável a pele está, pois quando há celulites, por exemplo, a aparência da pele denuncia a redução (ou mesmo ausência) dessa substância.
Também aumenta a permeabilidade de membrana, vascularização e oxigenação, aumentando assim o aporte de nutrientes para a região. Além disso, promove um efeito “detox” na região e tem ação anti-inflamatória.
Terapia capilar
Melhora a circulação sanguínea, ativando o bulbo capilar e elimina qualquer infecção microbiana presente no couro cabeludo e no cabelo.
Estabiliza o couro cabeludo e trata problemas de caspa, além de auxiliar na regeneração do cabelo.
Potencializador de resultados com bom custo/benefício
A ozonioterapia já provou ser um potencializador de resultados em tratamentos clínicos e estéticos, seja por suas características antioxidantes, pela ativação do sistema imune ou mesmo pela quebra das células adiposas.
Isso sem contar que se trata de um investimento baixo, se comparados o custo/benefício e os resultados alcançados.
Artigos Relacionados
Ozonioterapia na estética: somente profissionais capacitados
Embora sejam procedimentos simples, as aplicações de ozônio devem ser efetuadas por profissionais especialistas e devidamente capacitados.
Alguns dos profissionais de estética indicados para realizar esses tratamentos são esteticistas, acupunturistas, massoterapeutas, educadores físicos, nutricionistas, técnicos de enfermagem, técnicos em estética, etc.
Desta forma, os profissionais que já atuam nessas áreas e que decidirem se qualificar ou se especializar para que possam trabalhar com procedimentos de ozonioterapia, podem tranquilamente encontrar nessas possibilidades uma opção para impulsionar novos ramos na carreira e oferecer novidades aos seus próprios clientes, bem como alcançar novos públicos.
Quer saber mais ou ficou com dúvidas sobre ozonioterapia na estética? Deixe seu comentário. Será um prazer poder ajudar!