*artigo atualizado em outubro de 2021.
Mesmo ainda na primavera, a temperatura não para de subir.
Com o calor cada vez mais intenso, é comum nos sentirmos mais inchados, pois retemos mais líquidos nessa época. Para quem trabalha em pé ou de salto alto, o resultado do edema é ainda mais visível, já que a circulação sanguínea e linfática nessa área fica mais prejudicada.
Alívio e conforto depois de um dia cansativo
Para acabar com esse sofrimento, existe uma receita caseira do tempo dos nossos avós que é perfeita, mas muitas vezes subestimada por nós: o escalda-pés.
Em um ritual muito simples, o escalda-pés pode ser feito diariamente em casa, de preferência à noite, depois de um dia cansativo, trazendo alívio e conforto imediato, por dilatar vasos sanguíneos e ativar a circulação.
Escalda-pés: como fazer
Você vai precisar de poucos produtos para isso:
- uma bacia (na qual seus pés fiquem bem acomodados no fundo);
- água morna (a temperatura pode variar entre 38° a 46°), mas se estiver muito calor, a água levemente morna já é suficiente para trazer bons resultados.
Coloque a água até a altura das panturrilhas e permaneça entre 15 e 20 minutos com os pés mergulhados.
Para o resultado ser ainda mais eficaz, é possível incrementar o escalda-pés, acrescentando na água:
Sal
Ajuda a drenar o excesso de líquidos e diminui a sensação de peso.
Óleos essenciais
Eucalipto e menta: melhoram o cansaço e a sensação de peso nas pernas.
Lavanda e melaleuca: ajudam a relaxar e a curar frieiras, devido às suas propriedades bactericidas, fungicidas e cicatrizantes.
Hortelã-pimenta: aumenta o pique e a energia. Mas atenção: por ser estimulante, esse óleo não deve ser utilizado antes de dormir.
Efeitos instantâneos
Os resultados são imediatos e não é para menos. Em nossos pés há cerca de 70 mil terminações nervosas associadas a diversos órgãos e o aquecimento desses pontos causa um reflexo instantâneo no equilíbrio energético de todo o nosso corpo.
Dentre os benefícios oferecidos pelo escalda-pés, estão:
- Redução do inchaço nas pernas
- Sensação de relaxamento
- Redução do estresse
- Alívio para o corpo inteiro
Vale a pena fazer e comprovar!
Cuidados posteriores
Após o relaxamento, é hora de pôr os pés para cima e descansar, mas seque-os bem para evitar micoses. O ideal também é hidratá-los com um bom creme, pois além de drenar líquidos em excesso, o sal desidrata a pele.
Artigos Relacionados
- 10 motivos para procurar um fisioterapeuta
- Fortalecimento muscular com correntes substitui a musculação na academia?
Precauções
Entretanto, nem todas as pessoas podem desfrutar do escalda-pés. Mulheres grávidas, idosos, hipertensos, pessoas com trombose ou debilitadas devem, primeiro, procurar orientações médicas antes de fazê-lo.
Escalda-pés na Fisio Fernandes
Na Fisio Fernandes você encontra uma grande variedade de óleos essenciais para fazer escalda-pés, que podem ser adquiridos no site, televendas e loja física.
Nossa equipe de consultores é capacitada para dar todas as instruções e o suporte necessário, desde a apresentação do produto até os serviços de pós-vendas.
Entre em contato conosco através de nosso site ou via WhatsApp e obtenha mais informações.
Quer saber mais sobre escalda-pés ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!
Muito obrigado!!!me ajudou muito