Muitos profissionais da área de saúde enfrentam diariamente um problema comum, os pacientes que faltam às consultas ou não comunicam a ausência com antecedência.
Isso causa diversos contratempos como:
- Perda de tempo e produtividade: O profissional perde tempo valioso que poderia ser dedicado a atender outros pacientes.
- Perda de receita: A clínica perde receita com a consulta não realizada, especialmente se não houver tempo para realocá-la.
- Dificuldade na gestão da agenda: Faltas constantes exigem remanejamento de consultas, gerando trabalho extra e desorganização.
- Frustração e desmotivação: A falta de comunicação e as faltas constantes podem gerar frustração, desmotivação e sensação de desvalorização do trabalho do profissional.
Para ajudar a reduzir o número de faltas em sua clínica e, consequentemente, os inúmeros transtornos, desenvolvemos este conteúdo com algumas dicas para o paciente não faltar à consulta. Confira!
6 dicas para o paciente não faltar à consulta
1. Ligue para confirmar o agendamento
Muitas clínicas têm esse procedimento como padrão. Se for o caso da sua clínica, oriente a sua secretária/atendente a fazer a ligação um dia antes, para que o paciente se lembre e confirme a presença.
Assim, caso o paciente desmarque, é possível encaixar outro cliente.
2. Utilize a tecnologia a seu favor
Dentre as dicas para o paciente não faltar à consulta, estão o WhatsApp e o SMS.
Quando o cliente for à sua clínica pela primeira vez, pergunte se você pode utilizar essas ferramentas como meio de comunicação.
Se ele autorizar, envie um lembrete da consulta alguns dias antes e até mesmo algumas horas antes. Caso o seu cliente prefira, você também pode utilizar o e-mail para enviar uma solicitação de confirmação.
3. Informatize o seu sistema de agendamento
Existem vários sistemas para informatizar todo o processo de agendamento, com os quais é possível controlar a agenda, incluir novas consultas, enviar lembretes automáticos e receber confirmações.
É uma ótima possibilidade para quem tem um público com mais acesso à tecnologia, pois o investimento mensal geralmente é pequeno e o controle é mais assertivo.
Artigos Relacionados
4. Não se atrase
Você dificilmente conseguirá cobrar pontualidade e presença se estiver sempre atrasado. Por isso, faça um esforço e tente ser pontual no atendimento.
5. Valorize o seu tempo
Essa é uma das mais importantes dicas para o paciente não faltar à consulta: ele precisa perceber valor no tempo em que passa no seu consultório.
Muitos pacientes comentam ter receio de perder o tratamento, pois o horário agendado é muito concorrido ou o profissional não tem a agenda sempre flexível.
Enfim, não seja indisponível, mas reforce ao cliente o quanto é importante que ele compareça no horário.
6. Ofereça sempre uma boa experiência de atendimento
Quando o cliente se sente bem e tem uma boa experiência de atendimento, ele valoriza muito mais o seu trabalho e, com certeza, comparece ao tratamento/consulta.
Você já colocou em prática todas essas dicas para o paciente não faltar à consulta em sua clínica? Qual a sua ação para que as faltas não ocorram com frequência? Compartilhe com a gente deixando seu comentário. Assim, poderá ajudar outros profissionais!
*Este conteúdo foi publicado em agosto de 2017 e atualizado em maio de 2024.