CONVÊNIOS, MÉDICOS E USUÁRIOS, UMA REFLEXÃO!
O tema é polêmico, mas sempre cabe uma reflexão!
Quando ouço as falas das 03 principais partes que compõe a Medicina de Grupo no Brasil, o discurso é mais ou menos assim:
CONVENIOS costumam dizer:
– Pacientes usam muitas consultas, vários deles vão ao Médico sem precisar.
– Médicos pedem uma quantidade de exames exagerada, alguns deles são desnecessários.
– Temos que nos proteger das fraudes, alguns Clientes “emprestam suas carteirinhas” para parentes.
– (Essa dói!) Não é possível pagar mais do que R$ 15,00 por uma sessão de Fisioterapia só com “choquinho” ou compressa de gelo.
MÉDICOS frequentemente alegam:
. . . convênios pagam pouco, glosam atendimentos e muitas vezes atrasam os pagamentos.
. . . recebendo tão pouco, só é viável atender Pacientes de Convênio se tiver alta demanda.
. . . não posso investir em qualidade do atendimento, não tenho margens para isso!
. . . apesar de o ganho ser pequeno, vale a pena! É melhor “pingar do que secar”.
PACIENTES sofrem e muitas vezes tem que se conformar com:
– 4 a 6 horas para ser atendido em um Pronto Socorro, mesmo nos de Hospitais conveniados.
– Grande dificuldade em obter aprovação de exames ou insumos para uma cirurgia, é um sofrimento! Em muitos casos só se consegue essa permissão com uma liminar expedida por um juiz.
– Não entenderem bem as entrelinhas dos contratos e frequentemente comprar “gato por lebre”.
Outra dor relatada pelos usuários dos Planos de Saúde tem a ver com a liberação do atendimento de Profissionais como: Fisioterapeutas, Nutricionistas, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos e tantos outros prestadores de serviços adicionais. É difícil marcar avaliações ou consultas pela falta de agenda, muitos desses Profissionais não conseguem entregar qualidade em seus atendimentos pela alta demanda e baixa remuneração.
É incrível!
“Assisto esse filme de insatisfação geral” há várias décadas, apesar das Empresas de Medicina de Grupo estarem em 2º lugar nas reclamações do Procon (em 1º estão as operadoras de telefonia), parece que o sistema encontrou o seu ponto de equilíbrio com quase 30% da população Brasileira como Cliente ativo.
– Ou seja: deixa como está para ver como é que fica!
Por atuar com Marketing no Atendimento a Clientes e ver esse cenário há muito tempo, tenho que me render aos resultados, pois contra fatos não há argumentos. A coisa vai indo!
Mas preciso compartilhar que de vez em quando, algum Amigo Profissional da Saúde ou Cliente de nossa Loja, desabafa e diz com tristeza:
. . . “Trabalhei a vida toda com Pacientes de Convênio, sinto-me frustrado por não ter conseguido montar uma carteira de Clientes Fieis ou mesmo perceber que fiz diferença na vida de meus Pacientes. Eles simplesmente passaram pelo consultório, muitos não voltaram mais e o pior foi constatar que poucos me indicaram para algum membro de suas famílias ou relacionamento…”
Pessoal, esse post foi feito para te ajudar a refletir sobre sua carreira como Profissional da Área de Saúde e Bem Estar, vários seguidores do Blog me reportam ter receio de deixar de atender pacientes de Convênio.
Minha resposta tem sido: Não Amigos, Vocês não precisam trabalhar unicamente dessa forma!
– Teu conhecimento somado a atitude de entregar mais que o combinado, te levará ao Sucesso Profissional!
Vá por mim!
Antonio Carlos Fernandes
www.fisiofernandes.com.br
(19) 99120-1664