*artigo atualizado em dezembro de 2022.
Você sabe como cobrar pelos procedimentos estéticos que realiza?
Essa é uma das dúvidas mais comuns que aparecem durante as consultorias que nós da Fisio Fernandes ministramos.
Alguns pontos são compreensíveis sim, afinal a concorrência do mercado é acirrada, o país passa por um momento mais crítico e os valores de todas as coisas estão cada vez mais exorbitantes.
Por outro lado, sabemos que muitos profissionais têm investido em melhorias com o objetivo de fidelizar seus clientes e, muitas vezes, não conseguem agregar valores maiores ao que já fazem.
Procedimentos estéticos: menos é mais
Nessa horas, devemos partir do princípio de que menos é mais.
Você deve estar se perguntando “menos o quê?”, “menos valor a ser cobrado?”
Não. Menos clientes a um preço mais justo.
Existe um ditado que fala que se cobrarmos muito barato, nunca nos faltarão clientes. Mas faltará dinheiro. E isso é verdade!
Valores mal calculados levam ao trabalho exaustivo
É comum profissionais que realizam procedimentos estéticos, principalmente os que estão em início de carreira, ficarem preocupados em conseguir um volume maior de clientes para formar uma carteira mais ampla.
A realidade é que muitos até conseguem, mas chegam ao fim do mês esgotados de tanto trabalhar e ainda com muitas contas a pagar.
Ao nos apegarmos na quantidade de clientes, esquecemos que se o valor não for bem calculado, estaremos fadados a trabalhar de maneira exaustiva, muitas vezes desenvolvendo até uma LER/DORT.
Mas como chegar aos valores ideais?
A verdade é que ter noções administrativas é fundamental para quem deseja manter seu negócio, seja na realização de procedimentos estéticos ou em qualquer outro.
Quem tem dificuldades nessa área deve, essencialmente, pedir auxílio para alguém que entenda um pouco mais do assunto.
Cálculo para cobrar pelos procedimentos estéticos
Para chegar aos valores ideais, a dica é compreender o seguinte raciocínio:
1. Some todos os custos
Some os custos fixos (como aluguel, telefone, água, luz), ou seja, tudo o que precisa pagar mensalmente, independentemente de realizar atendimento ou não.
Some também os custos variáveis (produtos, acessórios, material descartável, etc) ou melhor, tudo que aumenta ou diminui com a demanda de serviços + investimentos (compra de aparelhos, maca, etc).
Esses são os gastos mensais: custos fixos + custos variáveis = Custos
2. Some todas as receitas
Some todas as entradas. Esse é o seu Faturamento
3. Faça a subtração
Faturamento – Custos = Resultado
4. Calcule a porcentagem
Para saber a porcentagem, divida esse Resultado pelo Faturamento e multiplique por 100.
Resultado / Faturamento X 100
Atenção: a lucratividade deve ser maior ou igual a 30%
Por exemplo:
A pessoa faturou: R$10.000,00
Teve de custos: R$3.500,00
R$10.000,00 – R$3.500,00 = R$6.500,00
R$6.500,00 / R$10.000,00 × 100 = 65%
Nesse caso, a lucratividade é igual a 65%
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Outros fatores a considerar
Além disso, ao calcular os valores, existem outros fatores que precisam ser considerados e que devem também ser transformados em diferenciais para os clientes. São eles:
- Cursos de aprimoramento feitos na área
- Os equipamentos que o profissional possui
- Produtos/cosméticos que utiliza
- O ambiente de trabalho (Aqui entra tudo o que o torna diferente e especial: seu espaço tem recepção, café, como é sua sala de atendimento, se utiliza aromaterapia, música ambiente, ar-condicionado no verão, ar aquecido no inverno, atendimento personalizado e todos os mimos e paparicos proporcionados ao cliente.
Importante: bom atendimento
Mas lembre-se de que nada disso adianta se não for “o profissional”. E não estamos falando só de investimento e conhecimento.
Estamos falando do profissional como pessoa. Do carisma, da atenção, do carinho com os clientes. Afinal, todo mundo gosta de ser bem atendido, não é mesmo?
Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre como cobrar um preço justo por seus procedimentos estéticos? Deixe seu comentário. Será um prazer ajudar!
Hoje eu faco um contrato onde coloco 10 sessoes com direito a duas faltas, havera reposicao. A partir dai faltou , damos a sessao como feita. Mesmo avisando ela ja assinou que podera faltar so 2 vezes. Bom dia. Voce poderia mandar para medir um modelo de contrato com a regra da falta 2 vezes. Obrigada.
Me encaminhe seu e-mail de contato e te mandarei o modelo que possuo.
Boa noite, vc poderia me enviar o modelo do contrato? Muito obrigada
Olá Camila,
Encaminhei ao seu e-mail.
Abraços
Oi Priscila td bem? Vc poderia me enviar tb um modelo de contrato no meu email? Agradeço desde já bjux
Já encaminhei.
Veja depois se recebeu certinho.
Bjos
Olá Priscila boa noite, tudo bem? Tb gostaria do modelo desse contrato, poderia me encaminhar agradeço desde já atenção. ericanogueira13@hotmail.com
Olá Érica, tudo bem?
Pode deixar que encaminho o modelo para você ok?
Abraços.
Olá, se possível, poderia me enviar um modelo de contrato também? Muito obrigada.
Olá Lorena,
Já encaminhei o modelo ao seu e-mail.
Abs.
Oi Priscila td bem? Vc poderia me enviar tb um modelo de contrato no meu email? Agradeço desde já bjux
Olá Lorena,
Posso encaminhar sim!!
Abs
Olá boa noite
poderia encaminhar para mim tamb3m por gentileza? Obrigada
Olá Débora,
Encaminhado…
Abraços
Adorei esse blog …. vc parou de escrever?
Oi Daiane, tudo bem?
Que bom que você gostou…
Não parei não rsrsrs…
Apenas estou com outras atividades e para escrever eu tenho que me concentrar um pouquinho rsrsrs…
Mas já estou com outro artigo quase pronto e provavelmente semana que vem ele já estará aí para vocês…
Bjos
Adorei!! Também gostaria de um modelo de contrato..
drakarolfarma@gmail.com
Olá Karoline
Boa tarde
Irei enviar no seu e-mail.
Obrigado