*artigo atualizado em abril de 2021.
Nos últimos anos, a arte da massagem, que já atravessou eras, vem ganhando cada vez mais notoriedade, tanto no âmbito das práticas preventivas, como clínicas ou estéticas. A demanda por profissionais na área da estética e das terapias corporais vem aumentando e, com ela, a necessidade de uma educação qualificada que esteja por dentro dos avanços tecnológicos.
Dentre as práticas que ganham cada vez mais expressão está a bambuterapia, que utiliza o bambu – que para os chineses representa força, beleza, leveza e flexibilidade – como instrumento. Entenda como funciona a técnica.
Definição da bambuterapia
A Bambuterapia, ou Bamboo Massage, é um tratamento para quem procura alternativas que proporcionem bem-estar corporal, aliadas aos tratamentos estéticos.
A técnica é utilizada como procedimento terapêutico e, de acordo com especialistas, em decorrência de suas propriedades relaxantes, drenantes, modeladoras e tonificantes e por estimular as glândulas, apresenta excelentes resultados para problemas como flacidez, gordura localizada e celulite.
Origem da bambuterapia
A técnica da massagem realizada com bambus tem origem francesa e foi criada pelo fisioterapeuta Gill Amsallem, com indicações para tratamento do rosto e do corpo.
Os bambus parecem varetas e, devido ao seu formato, se adaptam ao corpo humano, o que possibilita que sejam aplicados em toda sua extensão. Com as pontas do bambu, o profissional estimula pontos estratégicos de energia e áreas reflexas na face, mãos e pés.
A bambuterapia pode ser associada às outras terapias para potencializar seu efeito como, drenagem linfática, acupuntura , shiatsu, reflexologia, entre outras, propiciando a harmonização corporal da pessoa, já que quando há um problema na estética, geralmente este é resultado de um desequilíbrio energético.
Artigos Relacionados
- Por que o Heccus Turbo é um aliado no tratamento de gordura localizada
- 6 Benefícios que apenas clientes Fisio Fernandes possuem na compra de seus aparelhos
Aplicação da bambuterapia
O procedimento que dura, em média, uma hora, deve ser realizado em ambiente adequado para sua prática, com uma iluminação fraca e música suave e o bambu é aplicado de maneira leve, em sentido, direção, velocidade e manobras de leves a média pressão para que o cliente não sinta nenhum tipo de desconforto.
A massagem tem início pelos pés e segue por todo o corpo, incluindo frente, costas e lado, finalizando-se no rosto da pessoa.
A energia produzida pelo uso do bambu pode até ser considerada novidade, entretanto, seu efeito é igual ao da drenagem tradicional. O único cuidado que o terapeuta deve ter é colocar mais óleo ou creme no corpo do cliente, para que o bambu deslize sem machucá-lo.
Efeitos da bambuterapia
O objetivo principal da bambuterapia é realizar uma massagem relaxante, que proporcione à pessoa o alívio de tensões, ativação da circulação do sangue, drenagem, revitalização da epiderme, e auxilie no tratamento contra a celulite e na modelagem corporal no indivíduo.
Para isso, são utilizadas varas de bambu com diâmetros e tamanhos variados. Estas agem como prolongamentos dos dedos do massagista, possibilitando o alcance em todas as partes do corpo, com sensações inéditas para quem recebe o tratamento.
A técnica é muito eficiente, pois oferece bem-estar à mente e ao corpo.
Contraindicação da técnica
A bambuterapia apresenta as mesmas contraindicações de outros tipos de massagens, como drenagem linfática, relaxante ou modeladora. Por isso é necessária uma avaliação feita por profissional especializado em fisioterapia ou estética, principalmente em pessoas que sofrem de doenças como trombose, diabetes ou câncer. Nesses casos, é aconselhável indicação médica.
Especialistas orientam que sejam utilizados bambus com superfície regular, sem nenhum tipo de farpa que provoque danos ou impeça o suave deslizamento no corpo da pessoa.
Essa técnica serve para proporcionar ao terapeuta mais precisão e firmeza no toque, principalmente quando ele trabalha várias regiões corporais como extremidades e rosto.
Higienização do bambu
Entre um atendimento e outro, é imprescindível lavar o bambu com detergente neutro e água e secá-lo com papel toalha ou pano limpo.
É importante tomar cuidado para não molhar a parte interna dos gomos, retirando com o auxílio de um papel, o excesso de creme que pode acumular nas extremidades.
Bambuterapia na Fisio Fernandes
Na Fisio Fernandes você encontra uma variedade de kits bambu para bambuterapia, além do creme para massagem relaxante ideal para aplicação da técnica.
Nossa equipe de consultores é capacitada para dar todas as instruções e o suporte necessário, desde a apresentação do produto até os serviços de pós-vendas.
Entre em contato conosco através de nosso site ou via WhatsApp e obtenha mais informações.
Você poderia me informar a de onde foi a fonte dessa pesquisa ? Pós estou fazendo uma pesquisa sobre o assunto é queria me aprofundar mas
Olá Talita,
Segue o link abaixo:
http://saude.culturamix.com/medicina/efeitos-da-bambuterapia-no-corpo-humano
Abraços
Porque o diabético não pode receber a massagem com o bambu?
Olá Andreina
Se a pessoa tiver diabete e tiver controlada, sem problemas.
Agora para todos as terapias de relaxamento e estética, aplicamos somente com a cliente em condições integras de saúde.
Obrigado
Pingback: Por que é difícil eliminar gordura localizada? - Blog da Fisio Fernandes