Perder gordura localizada é o desejo de muitas pessoas, afinal, essas gordurinhas formadas pelo agrupamento do tecido adiposo em áreas específicas do corpo podem nos incomodar muito.
Gordura acumulada é prejudicial à saúde
As regiões afetadas são principalmente as mais flácidas, tais como: barriga, culotes, braços e a “papada” (região abaixo do queixo).
Uma característica frequente desse tipo de gordura é a sua resistência, por isso, normalmente é tratada com a combinação de um plano alimentar, a prática de atividades físicas (principalmente de alta intensidade) e a utilização de tecnologias com tratamentos estéticos.
Especialistas afirmam que a gordura localizada está associada a fatores como:
- Hábitos alimentares;
- Predisposição genética do indivíduo;
- Postura corporal;
- Prática de atividades físicas.
Vale ressaltar que o acúmulo de tecido adiposo, pode resultar em efeitos negativos na saúde das pessoas. O excesso de gordura localizada na região abdominal, por exemplo, sobretudo nos homens, está associado ao aparecimento de doenças cardiovasculares, como infarto e hipertensão arterial. Leia também o artigo Por que é difícil eliminar gordura localizada.
3 dicas para acabar com a gordura localizada
Para perder gordura localizada é importante realizar essa tríade: prática de exercícios, alimentação saudável e tratamentos estéticos.
Prática de exercícios
Fazer atividades físicas regulares é uma poderosa ferramenta para combater a gordura localizada, já que é uma maneira de reduzir uma de suas causas.
Para eliminar o acúmulo de tecido adiposo e perder peso, é indicada a realização de treinos intervalados de alta intensidade, o famoso HIIT.
Esses exercícios são de esforço físico elevado com curta duração, compostos por treinos aeróbicos, de resistência muscular e força, e também podem ser combinados a exercícios de definição muscular.
Uma das principais vantagens do HIIT é que esse tipo de treino favorece muito a queima de gordura. Além disso, também acelera o metabolismo por minutos, ou até mesmo horas, depois de encerrar o exercício.
Alimentação saudável
A reeducação alimentar é uma das estratégias mais eficazes, afinal dietas muito restritivas não podem ser mantidas por um prazo muito longo.
Desta forma, a recomendação é eliminar ou reduzir a ingestão de gorduras saturadas, alimentos ricos em açúcar e carboidratos simples, como bolos, massas e pães.
Além disso, é importante consumir grandes quantidade de alimentos ricos em fibras, como por exemplo:
- Grãos;
- Farinhas Integrais;
- Leguminosas;
- Frutas;
- Vegetais;
- Farelos.
Na alimentação, existem ainda 3 dicas que valem ouro:
- Ao ingerir gorduras, opte pelas gorduras boas, como abacate, óleo de coco e azeite;
- Consuma diariamente chá verde, que ajuda a acelerar o metabolismo;
- Reduza o consumo de bebidas alcoólicas.
Artigos Relacionados
Tratamentos estéticos
Como a gordura localizada costuma ser mais resistente, é mais difícil de ser eliminada. Assim, os tratamentos estéticos agem muito bem quando combinados a alimentação saudável e prática de atividades físicas.
Existem tratamentos que atuam tonificando os músculos, estimulando a quebra da gordura localizada e, inclusive regenerando a produção das fibras de colágeno e elastina, o que contribui para a sustentação da pele.
Entretanto, para saber qual o tratamento indicado para cada caso, é fundamental procurar por um profissional especializado para, além de obter resultados mais satisfatórios, garantir a saúde e integridade física do paciente.
Quer saber mais sobre como acabar com a gordura localizada ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário. Será uma satisfação poder ajudar!
Pingback: 7 exercícios para exterminar gordura localizada ainda este ano - Blog da Fisio Fernandes
Pingback: Cinta modeladora: aliada ou vilã? - Blog da Fisio Fernandes