A ozonioterapia é uma técnica de administração do gás ozônio, que visa auxiliar no tratamento de dores crônicas, feridas e até de diversas doenças.
As formas de aplicação são as mais variadas, e podem ser feitas por vapor sobre a pele, inalação, insuflação retal, injeção endovenosa, intramuscular ou até aplicação direta nos discos da coluna (intradiscal ou paravertebral).
Independentemente do tipo de aplicação, esses procedimentos devem ser efetuados apenas por profissionais especialistas de saúde.
Cada vez mais popular, o uso dessa terapia agora está sendo cogitado para fins estéticos como recurso coadjuvante para o emagrecimento, por exemplo.
Ozonioterapia para emagrecer funciona?
Sabemos que para um emagrecimento é primordial uma alimentação equilibrada, ingestão de água e combinação com tratamentos estéticos potencializando os resultados.
Assim como a ozonioterapia não pode substituir nenhum tratamento médico convencional, também não deve ser utilizada como única alternativa para o emagrecimento, uma vez que não há comprovação científica de que essas técnicas realmente façam com que se perca peso.
Apesar disso, a ozonioterapia vem sendo utilizada com certa eficiência como terapia complementar aos procedimentos regulares de emagrecimento.
Poder anti-inflamatório
Vale lembrar que tanto o sobrepeso como a obesidade causam um efeito de inflamação crônica no corpo humano.
Dessa forma, pelo poder anti-inflamatório da ozonioterapia, ela acabou sendo associada a uma espécie de otimização do processo de emagrecimento, uma vez que o organismo desinflamado elimina melhor as toxinas e, consequentemente, responde mais rapidamente a dietas.
Ozonioterapia para emagrecer: uma terapia auxiliar
Mesmo assim, não se pode deixar de mencionar que a ozonioterapia deve ser encarada exclusivamente como terapia auxiliar, não excluindo outros fatores preponderantes na perda de peso, como uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos.
Leia também 7 exercícios para exterminar gordura localizada ainda este ano.
Ação fisiológica no emagrecimento
O ozônio é um grande agente anti-inflamatório que diminui o estresse oxidativo e inflamação do corpo.
Como ele elimina toxinas, isso acelera o processo de emagrecimento, além de atuar como destruidor das células de gordura.
Atua na peroxidação lipídica: é a incorporação de um oxigênio molecular (radical livre) sobre os ácidos graxos da membrana celular, levando à destruição de sua estrutura, perda das trocas metabólicas, aumento da permeabilidade da membrana e, em última condição, à morte celular.
Vale ressaltar que para potencializar sua ação, a prática de atividade física deverá acontecer após 24 horas da sessão, para gerar a oxidação e mobilização do ácido graxo.
Para emagrecimento e redução de medidas, as vias mais aplicadas seriam retal e subcutânea.
Além disso, o profissional poderá montar cronogramas de tratamento associando sessões isoladas com outros recursos como: ultrassom, radiofrequência, vácuo, radiofrequência, eletrolipólise, drenagem linfática, entre outros, respeitando a ação fisiológica de cada recurso.
Frequência de sessões
A frequência de sessões varia de acordo com a avaliação de cada paciente, podendo ser feita de uma a duas vezes na semana.
Artigos Relacionados
Contraindicações
A ozonioterapia não é indicada para gestantes, pessoas com problemas de coagulação, doenças cardíacas (que possuam qualquer risco de infarto) ou pacientes portadores de hipertireoidismo.
Também é contraindicada para pessoas com deficiência de desidrogenase. As enzimas G6PD e 6PGD são responsáveis pela geração do aporte de NADPH, necessário para a detoxificação dos agentes oxidantes produzidos pelo estresse oxidativo metabólico nos eritrócitos. Feito em exame de sangue.
Possíveis efeitos colaterais
Como possíveis efeitos colaterais, se houver erro na dosagem, podem ocorrer danos nos glóbulos vermelhos, bem como irritação na garganta e no pulmão, cujos principais sintomas são a tosse e a falta de ar.
Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida sobre ozonioterapia para emagrecer? Deixe seu comentário. Será um prazer poder ajudar!
Informação importante!
Vale a pena destacar que para atuar com ozonioterapia é ideal que o profissional seja formado na área de saúde e busque se especializar em ozonioterapia.
Importante seria, nos momentos atuais uma divulgação para os incautos pseudo-cientistas que estão produzindo e informando de forma irresponsável como usar os ozonizadores caseiros.
Boa tarde Alexandre
Hoje temos artigos e evidencias sobre a ozonioterapia como terapia integrativa no processo de emagrecimento.
Gosto muito de indicar o Fábio Borges, mestre na área!!
Obrigada
Artigo breve, porém bastante informativo e denso sobre a ozonioterapia. Espero muito que essa técnica cresça e ganhe cada dia mais espaço no Brasil!
Olá Boa tarde!! Obrigada por compartilhar !! Esperamos que a Ozonioterapia leve muitos benefícios!!
Att.