Olá amigos,
Você está naquela fase em que os clientes preenchem os horários disponíveis da sua agenda. O seu “ponto” é ótimo e as pessoas conhecem onde fica sua clínica. O seu marketing está trazendo novos clientes e fidelizando os antigos. Enfim, o seu negócio está indo muito bem, obrigado! Mas, de repente, você ganha um concorrente na sua rua ou bairro. O que fazer?
1º Não se desespere! Você chegou onde chegou, porque construiu um relacionamento sólido com seus clientes, oferecendo uma percepção de VALOR para eles. Listei dois exemplos abaixo, para você entender um pouquinho mais sobre o que é oferecer valor:
*Você não vende apenas tratamentos de estética, vende tratamentos para sua cliente ficar mais bonita e confiante.
*Você não vende apenas tratamentos de fisioterapia, entrega qualidade de vida e saúde.
2º A concorrência terá um árduo caminho a percorrer para conquistar clientes.
Geralmente começam ofertando preço baixo, o que é um grande erro e muitas vezes de forma desleal com aquela velha frase: “cobrimos qualquer oferta”. Mas não sofra por antecipação, tem uma minoria de Clientes que valorizam o menor preço, mas não fidelizam. O bom é que a maioria dos clientes buscam qualidade de atendimento, utilização de produtos de alta perfomance nos tratamentos ofertados e acima de tudo, resultados. É esse cliente que você precisa se preocupar em manter na sua clínica.
Pode ser que ouça algum comentário irônico de algum vizinho ou funcionário descomprometido, mas mantenha-se firme, você construiu sua reputação e seu concorrente precisará de tempo para construir a dele.
Minha dica de ouro: Aproveite o início da sua concorrência para reavaliar os seus procedimentos. Fiz um pequeno questionário para te ajudar nesta análise:
#O atendimento da sua atendente ou secretária é humanizado? Ela é carismática com seus clientes e atende com simpatia e bom humor? Oferta novos serviços?
#Sua clínica faz alguma ação de marketing específica? Por exemplo, enviar um cartão de aniversário ou e-mail em datas comemorativas?
#Você utiliza produtos de boas marcas nos seus tratamentos? Ressalta para o seu cliente a importância desses produtos e que são para tratamentos exclusivos?
3º Destaque os seus diferenciais ao oferecer os seus serviços e tratamentos. Também, não fale mal do seu concorrente. Mostre sempre profissionalismo ao responder questionamentos do seu cliente sobre a clínica concorrente, usando, por exemplo, frases como: torço por eles, tem mercado para todos.
Lembre-se: ganhar um concorrente não é o fim do mundo e pode até ser positivo para seu negócio se você conseguir enxergar as suas fortalezas e trabalhar suas fraquezas.
Grande abraço,
Antônio Carlos