Olá amigos!
No post anterior falei sobre a importância de ter seu Site e agora o tema é Redes Sociais.
O seu atendimento precisa estar onde o cliente está! Portanto, além de ter um bom site, a sua clínica precisa estar conectada nas redes sociais. As pessoas gostam de interagir, manter contatos, compartilhar suas experiências e tirar dúvidas, é por isso que vejo as redes sociais como uma oportunidade incrível para se relacionar com o cliente.
Assim, analise quais as principais redes onde o seu consumidor está conectado e invista seu tempo para entender como funciona, quais são as informações ou buscas do seu cliente, para desta forma direcionar a comunicação de maneira clara e correta para seu público-alvo. Não adianta fazer uma página para sua clínica em todas as redes sociais e não conseguir abastecer de informação ou interagir com seu cliente.
Eu indico as seguintes redes sociais: Facebook, Instagram e dependendo do perfil da sua empresa o Linkedin.
Facebook: Faça uma página para sua empresa e convide os seus clientes para curtir e avaliar seu estabelecimento. Na sua fanpage você pode colocar informações como endereço, telefone e o horário de funcionamento de sua empresa. Faça um planejamento de comunicação e publique conteúdo relevante. Leve em conta a seguinte proporção: 80% conteúdo, 20% promoção. A página no facebook te dará duas vantagens sobre seu perfil pessoal:
- A possibilidade de fazer alguns filtros e escolher tipos de Clientes.
- Com pequeno investimento de R$ 30,00 por semana você amplia muito suas promoções ou divulgação de novos serviços.
Instagram: É uma rede social que vem crescendo aqui no Brasil. As pessoas utilizam para publicar fotos e vídeos. Você pode integrar a conta do Instagram com a fanpage da sua empresa no facebook, mas avalie cada publicação e se vale a pena compartilhar a mesma informação nas duas redes ou se seria o caso de fazer conteúdo diferenciado. As hastags (#) são fundamentais como marcadores, para que as pessoas interessadas em determinado assunto encontre o perfil da sua empresa.
Linkedin: em alguns casos indico fazer um perfil para sua clínica no linkedin, porque essa rede social é focada em negócios. Avalie seu objetivo ao fazer um perfil para sua empresa. Nesta mídia você pode fazer network com parceiros e também possíveis clientes.
Dica Importante para Profissionais Autônomos: recomendo a todos os profissionais de fisioterapia e estética que criem ou atualizem seu perfil pessoal no linkedin. Pois, caso o cliente tenha interesse em verificar a experiência de quem está contratando, a informação estará disponível. Ao meu ver, o linkedin é uma apresentação profissional ou currículo bem elaborado, que poderá ser visto na internet por futuros clientes ou possíveis empregadores.
Atenção Fisioterapeutas: Recomendo leitura do código de ética profissional.
Deixo algumas perguntas para reflexão e debate:
- Em quais redes sociais sua clínica está conectada?
- Você está tendo o retorno que precisa?
- O que falta para alcançar mais clientes?
Até +
Antônio Carlos