Cera, lâmina, linha, laser… As técnicas citadas são opções para redução e/ou eliminação dos pelos.
E a Luz Intensa Pulsada (LIP) é mais uma alternativa tecnológica que pode resolver os problemas de muitas pessoas que se incomodam tanto com os mesmos e uma das mais procuradas atualmente por ser eficaz, duradoura e menos dolorosa do que a depilação a laser e ótima para evitar pelos encravados , sendo uma vantagem sobre o uso da cera também.
Se animou com as informações acima? então vamos entender um pouco mais como funciona esse tipo de depilação:
Para compreendermos melhor a ação da LIP precisamos conhecer os ciclos de crescimento do pelo que se apresenta em 3 fases:
- Anágena: Fase de crescimento
- Catágena: Fase intermediária
- Telógena: Repouso
Nossos pelos não se apresentam todos na mesma fase. Uma parte se encontra na fase anágena, outros na catágena e outros na telógena, crescendo em ritmos e momentos diferenciados.
Na fase anágena, os pelos estão bem próximos da parede do folículo piloso que é mais estreito e é também nessa fase que ocorre a maior concentração da melanina na raiz do pelo. Ao emitirmos um disparo com o equipamento sobre a área a ser tratada a luz pulsada será emitidae filtrada pelo aparelho até ser direcionada para o alvo a ser tratado. Ao penetrar na pele, a luz será atraída pelo pigmento (melanina) do pelo e liberará calor destruindo total ou parcialmente o pelo atingido. Porém é fundamental lembrar que apenas os pelos que se encontram na fase anágena sofrerão os efeitos acima citados por estarem carregados de melanina e também presos ao folículo piloso o que permite sua destruição.
E o que acontece com os pelos que se encontram nas outras fases (catágena e telógena)? Esses irão crescer novamente e só serão eliminados quando se apresentarem na fase anágena.
Por isso não podemos dizer que a depilação por luz pulsada é definitiva. Serão necessárias alguma sessões para atingir a maior quantidade possível dos pelos na fase anágena. Por esse motivo são necessárias várias aplicações e intervalos distintos para cada área.
A média de sessões é variável de pessoa para pessoa, pois depende da quantidade de pelos e também da fisiologia d crescimento dos mesmos. A média usual é entre 8 a 12 sessões.
Pessoas com a pele bronzeada, gestantes, de pele mais escura (fototipos V e VI), que usam medicamentos fotossensibilizantes, não podem receber o tratamento.
Para quem gosta de um tratamento duradouro e para pessoas com problemas de foliculite (pelos encravados) a LIP é uma excelente opção que a longo prazo nos livra dos indesejáveis pelos.
Link: