O que fazer depois da faculdade de estética? Esta é uma dúvida recorrente para profissionais recém-formados.
Devido aos avanços da tecnologia e à constante demanda dos consumidores por técnicas e produtos inovadores, a área da estética vem se desenvolvendo, se tornando cada vez mais consistente no mercado e ampliando os tipos de tratamento.
Consequentemente, o mercado de trabalho para profissionais da área de estética também vem crescendo bastante e é cada vez mais comum encontrar profissionais realizando procedimentos estéticos, uma área em franca expansão no Brasil e ao redor do mundo.
Entretanto, o que fazer depois da faculdade de estética? Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar a sanar essa dúvida. Confira!
Fazer uma pós-graduação ou curso de especialização
Esta é uma ótima forma de aprofundar o conhecimento, seja para o aprimoramento de técnicas, manuseio de equipamentos e/ou prescrição de produtos cosméticos. Para que o investimento valha a pena, a dica é observar os procedimentos e produtos que estão em alta, conversar com outros profissionais da área e consultar publicações do Brasil e de outros países para identificar tendências.
Artigos Relacionados
- Quanto custa para abrir uma clínica de estética?
- Como Escolher os Melhores Aparelhos para Montar uma Clínica de Estética
Trabalhar em clínicas de tratamento de estética
Uma boa alternativa sobre o que fazer depois da faculdade de estética é trabalhar numa clínica ou centro estético já consolidado, já que isso dá ao profissional a possibilidade de aprender ou aprimorar diferentes técnicas, para ter domínio tanto de práticas manuais como de práticas com equipamentos.
Adquirir experiência na área
Adquirir experiência profissional pode ajudar na escolha da área de atuação ou de aprofundamento nos estudos. Desta forma, se o profissional já trabalha em clínicas especializadas, conseguirá perceber facilmente com quais atividades mais se identifica.
Abrir uma clínica própria
Este é o desejo de grande parte dos profissionais da área de estética: oferecer serviços de estética e beleza em um local próprio. No entanto, para isso é necessário que o profissional conheça as técnicas e tenha preparo administrativo. Para saber mais sobre abrir uma clínica própria, leia nosso artigo Tudo que você precisa saber sobre montar uma clínica de estética facial e corporal.
Frequentar feiras e congressos
Justamente por gerar muitos negócios, a área de estética e beleza é tema de diversas feiras e congressos. Além de estudos do setor e lançamento de muitas novidades e tecnologias, esses eventos são propícios para uma gama de oportunidades de trabalho, que vão desde ministrar palestras, cursos e workshops até mesmo atuar com produtos e equipamentos.
Trabalhar na indústria de cosméticos
Pelo fato do mercado de estética estar sempre em movimento, a indústria precisa acompanhar seu ritmo. Desta forma, as empresas de cosméticos podem oferecer boas oportunidades de carreira, já que os profissionais da área podem atuar nos seus mais diversos setores, como laboratórios, em testes, participando do estudo, desenvolvimento, análise, representação, divulgação, treinamento de produtos, entre outras possibilidades.
Você é recém-formado ou está prestes a concluir o curso e ainda tem dúvidas sobre o que fazer depois da faculdade de estética? Deixe seu comentário. Será uma satisfação ajudá-lo!
Muitas dúvidas
Olá Cleonice
No começo ficamos cheio de dúvidas…
Mas vai com calma, que tudo se acerta!
Pingback: Coronavírus e estética: 6 dicas para retornar às atividades após a quarentena -