Quer saber como abrir um negócio em estética que seja viável desde o início? Confira este artigo!
Independentemente da área de atuação, iniciar um novo negócio é sempre difícil por várias razões. A principal delas costuma ser: Ninguém conhece você! Em se tratando da oferta de serviços, costuma ser ainda mais difícil pelo fato de que os clientes precisam de um tempo para conhecê-la profissionalmente, perceber sua competência e saber que reputação precisa ser construída dia a dia com a entrega de um bom serviço, atender expectativas e trazer encantamento.
Ao empreender seu negócio em estética, é preciso considerar esse tempo para gerar confiança e credibilidade. Uma dica que pode ajudar é aproveitar os encontros, para cadastrar todos os clientes e usufruir da oportunidade para obter depoimentos espontâneos, eles ajudam bastante a reduzir o tempo necessário para construção de sua reputação. Um dado que vai empolgá-la é que, empreender na área da estética é bem mais tranquilo pois, historicamente são os serviços e produtos mais buscados no ambiente digital, sejam em sites, blogs, lojas virtuais e redes sociais.
Além disso, tratando-se de uma profissional recém-formada na área de estética, a empreendedora pode sentir certa insegurança em relação à sua capacidade técnica e de manejo pela falta de prática. Isso também é algo que requer tempo, fator tão importante para a autoconfiança ao ofertar tratamentos de beleza. Esse serviço tem uma característica bem específica que é o fato de que os clientes buscam resultados imediatos e muitas vezes, não colaboram com o tratamento realizado, mudando seus hábitos alimentares e praticando atividade física.
Pensando em todas essas hipóteses tão comuns no começo de um empreendimento, separamos algumas dicas para ajudar você a abrir um negócio em estética que seja viável desde o início.
Aquisição de conhecimento e segurança
O primeiro passo é obter segurança e domínio do conhecimento desde o início da carreira. Preocupe-se mais em aprender do que ganhar bem. Uma dica que vai ajudar nessa busca da autoconfiança para atender clientes e superar expectativas é adiar por um tempo o projeto profissional de empreender o seu negócio em estética; Que tal iniciar a carreira trabalhando em centros e espaços já consolidados, como profissional autônoma ou com carteira assinada (CLT)? Pode ser uma boa escolha para adquirir segurança e conhecimento necessários para montar o seu próprio espaço em um futuro próximo. Pense nisso!
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Parceria com salões de beleza
Outra possibilidade é iniciar sua carreira como profissional de estética trabalhando em parceria com salões de beleza, afinal de contas o público-alvo é o mesmo. Comece ofertando serviços básicos de estética, como limpeza de pele, drenagem linfática, massagens modeladoras, entre outros. Com o tempo, invista em seus primeiros móveis, aparelhos e boas marcas de cosméticos, ao se sentir confiante e segura mude para uma sala exclusiva ou alugue um espaço só seu, afinal você já possui clientes que a conheceram no salão e certamente, serão os primeiros a frequentar seu novo espaço.
Ofertar novos serviços
Sendo dona de seu tempo e do próprio negócio em estética, esteja sempre antenada no mercado e nas ações da concorrência. Procure ofertar novos serviços pois, inovar é fundamental para o crescimento do negócio. Todos gostamos de inovação, procure se atualizar em workshops para uma capacitação permanente, na medida do possível; uma vez por ano, visite uma feira ou evento de grande porte para se manter atualizada com lançamentos e novidades do setor da beleza e estética.
Simulações e análises
Para a viabilidade comercial do espaço, é imprescindível fazer algumas simulações antes de começar o seu negócio em estética. Por exemplo, quanto será necessário investir e em quanto tempo será o retorno.
Para fazer essa avaliação de forma bem simples, considere coletar alguns dados com uma pesquisa como cliente oculto. Observe quanto tem de oferta de serviços de estética no bairro onde você quer montar seu negócio em estética, ou seja, a quantidade de pontos de atendimento; anote os valores cobrados pelos serviços mais procurados e simule: Se fosse aplicar os mesmos preços da sua futura concorrência para três a cinco clientes por dia, qual seria seu ganho bruto diário, semanal ou mensal. Avaliar a possível receita bruta é um passo importante para saber quanto o mercado paga e quanto você pode ganhar.
Oferte diferenciais
Feita uma pesquisa de quanto o mercado, paga comece sem medo, mas já no início faça diferente, ofertando serviços diferenciados. Desta forma, é possível cobrar um valor um pouco maior. A maioria dos consultores do mercado sugere um acréscimo de até 15% em relação ao concorrente e afirma que até essa margem os clientes não se importam em pagar ,se perceberem sua competência ou algo a mais do que encontrado em seu concorrente.
No que posso ser diferente sem aumentar meus custos? A resposta pode ser, por exemplo, ofertar um um serviço adicional como reflexologia, caso o cliente adquira um pacote de cinco sessões de limpeza de pele. Dar de presente esse tipo de serviço costuma encantar os clientes por massagear uma área bastante sensível – que são os pés – e isso não tomará mais que 20 minutos do seu tempo.
Despesas na ponta do lápis
Tenha sempre anotados os números relacionados às despesas, sejam elas fixas ou variáveis. Alguns exemplos de despesas fixas que são aquelas que têm que ser pagas todo mês, tendo clientes ou não: aluguel da sala, o condomínio, plano de telefonia (voz e dados), contador (especialmente se tiver CNPJ), salário e benefícios de uma secretária, caso tenha essa parceira tão importante – vamos falar em breve sobre ela.
Despesas variáveis são aquelas que existem todos os meses, mas podem variar de um mês para o outro em razão do movimento de clientes, como gastos com combustível para deslocamento, material descartável, cosméticos usados em atendimento, entre outros.
Não há como fugir das despesas, portanto procure tê-las sempre em mente e mantenha esses valores em constante monitoramento.
Ações promocionais
Desde o início, lembre-se que as ações promocionais ajudam a vender mais. Datas comemorativas como Dia da Mulher, Dia das Mães, entre outras, são excelentes oportunidades para oferecer novos serviços ou começar novos negócios. O importante é definir o que ofertar e para quais clientes.
Relacionamento com o cliente
Mantenha a disciplina de relacionar-se com os clientes, aproximando-se por meio das redes sociais, com ao menos, um post por semana. Publique dicas e assuntos que se identifiquem com o gosto de seus clientes e que sejam úteis para eles. Descarte mensagens de cunho motivacional, religioso ou político.
Também é importante estar atenta aos comentários e perguntas, pois elas devem ser respondidas o mais rápido possível, de preferência, dentro de algumas horas.
Encare o desafio
Seja otimista! Seguindo todas essas dicas, é só encarar. Procure encantar os clientes entregando sempre mais que o combinado, desta forma eles se tornarão seus principais vendedores. Lembre-se também de cuidar de sua saúde, pois sua empresa é você!
Boa sorte e conte conosco para apoiá-la! Ficaremos superfelizes por compartilhar essa experiência e ajudar com suas dúvidas sobre como abrir um negócio em estética que seja viável desde o início.
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