fbpx

Álcool em gel: saiba quais são os benefícios

Publicado por FisioFernandes em 16/04/2020 - 5 Comentários


Álcool em gel: saiba quais são os benefícios

Você conhece todos os benefícios do álcool em gel?

O álcool em gel é considerado um dos melhores antissépticos para higienizar as mãos, pois reduz de forma rápida e eficiente o número de bactérias na pele.

Confira por que este é um produto imprescindível para a eficácia da higienização.

 

Características do álcool em gel

A função do álcool em gel é eliminar bactérias, responsáveis por grande parte das transmissões de infecção hospitalar, por isso é feito com álcool a 70% em base gelatinosa, com ação fungicida, bactericida e virucida.

Sua diferença em relação ao álcool para limpeza é que a versão líquida possui uma concentração menor de álcool e tem a finalidade de higienizar superfícies e objetos, além de ser agressiva à pele.

O álcool em gel na concentração de 70% é indicado para as mãos e tem a função de limpar e hidratar a pele, dependendo de sua composição.

 

Artigos Relacionados

 

Por que álcool 70%?

Você pode estar se perguntando por que álcool 70% e não 80, 90 ou 100%.

A atividade microbiana das soluções alcoólicas está condicionada à sua concentração em peso ou em volume em relação à água. Desta forma, a solução ideal é a com concentração de 70% p/p ou 77% v/v (onde “p” é o peso e “v”, o volume).

Nessa concentração, o álcool consegue penetrar no interior celular do micro-organismo e destruí-lo, fato que não ocorre quando se utiliza o álcool acima ou abaixo da concentração de 70%.

 

Álcool em gel para higienização das mãos

Por estarem em constante contato com superfícies contaminadas, as mãos são a principal via de transmissão de micro-organismos. Por isso, utilizar o álcool em gel para higienizá-las é a melhor medida de prevenir a difusão de bactérias e vírus, sendo a higienização equivalente e até superior à lavagem de mãos com sabão comum ou alguns tipos de antissépticos.

É importante saber identificar o momento certo de fazer a higienização das mãos e aplicar a técnica correta para reduzir ao máximo a carga microbiana, principalmente quando se lida com pessoas com imunidade prejudicada ou com bebês.

 

Uso em casa

Especialistas alertam que, em casa, o uso do álcool em gel deve ser feito apenas quando a pessoa não tiver água e sabão por perto, pois a lavagem correta das mãos com água e sabão por, pelo menos 20 segundos é considerada a melhor forma de prevenção contra o coronavírus e outras doenças.

Também é importante destacar os devidos cuidados com o uso do álcool em gel dentro de casa, principalmente na cozinha, pois o produto é inflamável e pode explodir se entrar em contato com objetos como fogão, forno e micro-ondas, por isso não deve ser utilizado para higienizar as mãos antes de cozinhar e nem para limpar áreas como a pia.

A dica é ter o produto sempre à mão no carro ou dentro da bolsa para utilizá-lo quando não for possível lavar as mãos.

 

Na área da saúde

Esta é considerada uma das medidas mais importantes e com menor custo na prevenção e controle de infecções na área da saúde. Desta forma, médicos, enfermeiros e outros profissionais higienizam as mãos mesmo quando não há sinais visíveis de sujeira.

Devido à sua eficácia, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tornou obrigatória a disponibilização de álcool em gel para fricção antisséptica das mãos pelos serviços de saúde do país.

 

Assine nossa newsletter

 

 

Recomendação de higienização na área da saúde

Recomenda-se que os profissionais da área da saúde higienize as mãos com álcool em gel, especialmente, nas seguintes ocasiões:

  • Antes e depois de ter contato com um paciente.
  • Antes da realização de procedimentos invasivos.
  • Depois de risco de exposição a fluidos corporais.
  • Depois de contato com superfícies próximas ao paciente.

 

Benefícios do álcool em gel

Além de todas as informações já citadas, confira quais são os benefícios do álcool em gel:

  1. Maior eficácia microbicida, complementando o uso da água e sabonete.
  2. Menor consumo de tempo para higienização.
  3. Facilidade de acesso e praticidade de uso.
  4. Indicado como medida preventiva e corretiva.
  5. Mais seguro do que o álcool líquido.

 

Álcool em gel na Fisio Fernandes

A Fisio Fernandes tem álcool em gel 70% disponível em embalagens de diversos tamanhos. Você pode fazer a compra na segurança de sua casa, utilizando nosso canal de televendas (0800 770 0440), ou pelo próprio e-commerce fisiofernandes.com.br.

Quer saber mais sobre os benefícios do álcool em gel ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário. Nós podemos ajudar!

 


0 0 votes
Article Rating
Inscrever
Notificar de
guest
5 Comentários
mais recente
mais antigo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Álcool em gel: saiba quais são os benefícios […]

Genildo Dos santos
3 anos atrás

Aminha esposa estava com uma dor no pescoço eu fiz uma mensagem graças a Deus passou a dor

trackback

[…] Álcool em gel: saiba quais são os benefícios […]

Maria oliveira
Maria oliveira
3 anos atrás

Muoto bom

trackback

[…] da área da estética, como a utilização constante e consciente de máscara, luvas e do álcool em gel, bem como a lavagem das mãos com água e sabão sempre que […]